Fique de olho no alinhamento do seu veículo!
Fique de olho no alinhamento do seu veículo!


Afinal de contas, você sabe o que é alinhamento e como ele é importante para a preservação dos pneus do seu veículo?

Rodas desalinhadas aumentam consideravelmente o desgaste dos pneus, demandando trocas mais frequentes – que acabam pesando no bolso – e comprometendo a segurança em situações de frenagens bruscas e mudanças repentinas na direção.

O alinhamento consiste basicamente em ajustar os ângulos das rodas para que fiquem perfeitamente alinhadas entre si e em relação ao chão. Para tanto, é importante que você conheça o Camber e o Caster.

  • Camber

O ângulo de cambagem revela a inclinação das rodas do veículo levando-se em consideração o plano horizontal do eixo. O alinhamento desse ângulo previne que o pneu tenha um desgaste precoce ou desnecessário.caster veículo

  • Caster:

O ângulo de caster é o responsável pela segurança e estabilidade da direção, definido com base na linha vertical que passa pelo centro da roda do carro, adotando o ponto de vista do perfil.

alinhamento carro

Você não precisa ser um expert, mas é importante que tenha uma noção dos procedimentos realizados em seu carro para que ele fique com a Geometria ok.

Vai trocar de pneus? Não esqueça do alinhamento!

Se você ainda não ficou convencido da importância do alinhamento como prevenção, fique atento às situações e sinais que indicam quando o procedimento deve ser feito:

  • Após sofrer algum impacto contra pedras, guias ou buracos muito fortes;
  • Comportamento estranho na direção, bem como volante com tendência a ir pro lado;
  • Quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados;
  • Conforme recomendação, é sempre indicado que seja feito á partir de 7 mil km rodados.

Além de garantir maior segurança, economia de combustível e menos desgaste dos pneus, é um procedimento que não costuma demorar mais de uma hora para ser concluído.

Para saber mais sobre como cuidar de seus pneus e receber nossas ofertas em primeira mão, cadastre-se para receber nossas newsletters!

Compartilhe esse post