Revisão do veículo: o que não pode faltar?
Revisão do veículo: o que não pode faltar?

A revisão do veículo deve incluir desde a quitação de documentos até a manutenção do carro – são diversos itens que, por mais que não gostemos, precisamos dar atenção especial todos os anos.

Para facilitar a sua vida, nós listamos os itens essenciais na revisão do veículo para que você comece a rodar em 2019 com a cabeça tranquila e com seu veículo seguro. Confira!

Documentos
documento-do-veículo-template

Para circular com tranquilidade e sem perigo de receber uma multa gravíssima (R$ 293,47 em 2018), o condutor precisa estar atento para a renovação dos seguintes itens:

IPVA

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) de 2019 inicia sua arrecadação no mês de dezembro e se estende até os meses de março e abril.

Quem procura por um desconto no valor deve buscar pelo pagamento antecipado no mês de dezembro, onde pode encontrar uma redução de mais de 25% do valor total.

Para realizar o pagamento, o condutor só precisa informar o número de RENAVAM e da placa do veículo em uma das redes bancárias conveniadas ou em uma lotérica. Caso possua uma conta bancária com acesso via internet, o pagamento fica ainda mais simples e pode ser realizado em qualquer horário.

DPVAT

O seguro DPVAT é utilizado para a indenização de vítimas de acidentes de trânsito, sejam eles pedestres, passageiros ou o próprio motorista. É uma taxa obrigatória que pode ser paga com a mesma facilidade do IPVA, precisando apenas do número do RENAVAM ou a placa do veículo.

Os valores para 2019 ainda não foram informados, mas você pode ficar atento ao site da seguradora líder, responsável por atualizar os valores todos os anos em sua página.

CRLV

Ao lado da CNH, o certificado de registro e licenciamento do veículo é o principal item que o condutor precisa ter atualizado e sempre consigo no veículo.

Para receber o seu CRLV novo, além do pagamento da renovação, do IPVA e do DPVAT, o condutor precisa ficar atento para que não haja multas em atraso que podem impedir o recebimento do novo documento.

Se deseja consultar mais informações sobre o licenciamento, você pode procurar a página do DETRAN de seu estado, onde constam todas as informações a respeito do registro de seu veículo.

Revisão do veículo
revisão-template

Além de ter os documentos em dia, não podemos esquecer de garantir o veículo rodando com segurança.  

Uma passada no seu mecânico de confiança não custa nada em comparação com as horas que um problema pode custar na estrada. Por isso é importante dar uma revisada nos seguintes itens:

Suspensão

Se ao dirigir você tem escutado rangidos ou batidas secas, é bom dar uma passada na oficina para averiguar se há algum problema na suspensão do veículo.

É importante ficar de olho no alinhamento do veículo, principalmente se vai viajar e não quer passar horas na estrada com o carro puxando para os lados.

Sistema elétrico

Uma revisão elétrica do veículo deve ser feita a cada 6 meses, porém, com a correria do dia a dia sabemos como isso é difícil.

Aproveitando a sua passada no mecânico, dê uma verificada no funcionamento do alternador, responsável pelo abastecimento dos componentes elétricos; e das sinalizações essenciais – lanternas, faróis, pisca alerta, setas e luz de ré.

Também não esqueça do principal responsável por esse sistema funcionar: a bateria. Mesmo que você tenha trocado recentemente, é recomendável que, pelo menos uma vez por ano, seja feita uma checagem sobre as condições da sua bateria.

Fluídos

É sempre bom dar aquela verificada do óleo e água com o frentista do posto de combustível. Mas de tempos em tempos é importante fazer uma revisão mais minuciosa sobre os lubrificantes do motor.

O veículo possui diversos outros fluídos que são essenciais para o conforto e segurança da sua direção – por essa razão, na revisão, além do óleo do motor e da água do radiador, não esqueça de checar o óleo do sistema de freios, do câmbio e da direção hidráulica.

Freios

Considerando as consequências que uma falha nos freios pode trazer, a revisão dos veículos não pode ser ignorada de jeito nenhum.

A inspeção pode começar pelo próprio motorista: se sentir uma resistência ao realizar a frenagem ou ouvir algum ruído estranho, o problema pode estar nas pastilhas de freio ou no óleo de frenagem.

Porém, a opinião de um especialista é sempre mais segura. Então não hesite em pedir para o mecânico fazer uma vistoria sobre os componentes do sistema de freios.

Pneus

Não poderíamos esquecer deles, é claro – nossa especialidade aqui na Pneu Best!

Além de realizar a calibragem correta, é importante conferir o estado dos seus pneus, verificando a profundidade dos sulcos e atentando para o treadwear do pneu. Se você perceber que eles estão ficando carecas, não tem jeito, é hora de trocar para não correr riscos na estrada.

Para isso, nós temos a solução: com nossa linha completa de pneus, certamente teremos a opção certa para o seu veículo.

 

Clique Aqui e confira! Temos os melhores preços do Brasil!

Compartilhe esse post