Pneu Best

5 dicas para reduzir o consumo de combustível neste Verão

Dicas

E o calor deste verão? Difícil de suportar?

Nada melhor que uma viagem para a praia, não é mesmo?

O problema é que com o preço do combustível atual, abastecer o veículo pesa no bolso de todos os brasileiros.

Mas não tem problema, não vamos deixar que o custo do combustível impeça a sua viagem. Por isso temos 5 dicas para reduzir o consumo de combustível. Confira!

1. Mantenha os pneus calibrados

Recorrentemente falamos sobre a importância de manter os pneus com a calibragem correta no nosso blog. Para economizar combustível, não poderíamos deixar de falar novamente, pois ao manter os pneus com a calibragem correta você garante uma redução de 3% no abastecimento.

Mas qual seria a calibragem correta?

A resposta se encontra no seu manual do proprietário, nele você pode conferir a quantidade de libras necessárias para o seu veículo. E se ficar na dúvida sobre qual a hora certa de calibrar, confira o nosso texto aqui.

2. Troque o óleo regularmente

Aproveitando a passada no posto de combustível, não esqueça de pedir uma verificação do óleo. Além de ser um enorme risco ao motor do veículo –– devido à queima ou vazamentos –– o óleo tem influência direta na economia do seu combustível. Quando o óleo fica velho e mais denso, é necessário mais energia (combustível queimado) para ser bombeado, o que ocasiona menor eficiência de combustível e maior gasto no seu bolso.

3. Não fique com o veículo parado

Já pensou gastar meio galão de combustível por hora? Saiba que isso é possível se o seu veículo não estiver rodando!

Deixar o veículo parado com o motor ligado é um dos fatores que mais afetam o tanque de combustível.

Se você for estacionar, mesmo que seja por um breve período, desligue o motor para economizar combustível, principalmente se costuma ficar com o ar-condicionado ligado…

4. Desligue o ar-condicionado em baixas velocidades

É inevitável! Para uma maior economia de combustível o ar-condicionado deve ser desligado. Porém, com o calor do verão, isso se torna um grande inconveniente para os motoristas.

Para que você não passe calor e continue economizando, a nossa dica é não utilizar o ar-condicionado com velocidades abaixo de 65 Km/h –– em velocidades mais baixas o veículo sofre maior interferência do vento, o que necessita um maior esforço do motor e, consequentemente, um consumo de até 25% maior de combustível.

Contudo, você não precisa acelerar demais achando que vai economizar. Muito pelo contrário, vai perder dinheiro. Portanto…

5. Reduza a velocidade

Já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”?… Pois saiba que na estrada ela não se aplica! Quanto mais você pisa no acelerador, mais rápido o veículo consome seu dinheiro.

Ao invés de querer economizar alguns minutos na estrada, dirija dentro da velocidade adequada para a pista e aproveite o trajeto com calma.

 

Agora que você já viu como é possível aproveitar o verão e economizar, está preparado para pegar uma praia?

Então, não esqueça de conferir o nosso texto sobre os cuidados com os pneus na areia.

E se você ainda não fez a sua revisão do veículo, confira aqui todos os itens importante para rodar com segurança.