Pneu Best

5 maneiras de fazer a embreagem do carro durar mais

Dicas Embreagem do carro durar

Em veículos de transmissão manual, a embreagem é um dos itens mais sensíveis e importantes. É fato que o item desgasta com o tempo, mas existem hábitos do próprio motorista que podem acelerar o processo. 

Por isso, cuidar de como você utiliza a embreagem do carro diariamente significa contribuir para que ela mantenha uma performance melhor pelo maior tempo possível. Quer aumentar a durabilidade do item? Acompanhe nossas dicas!

1 A embreagem do carro não é descanso de pé

Os sinais de que algo não vai bem com a embreagem são claros: patinação nas arrancadas, trepidação ou endurecimento no pedal e dificuldade de engate.

Totalmente pressionado ou completamente intocado. Essas são as formas corretas de pressionar o pedal, que nunca deve servir como descanso para os pés, já que mesmo com o mínimo de pressão as placas podem começar a se comprimir, acelerando o desgaste.

Embora esse possa ser um hábito difícil de abandonar, vale a pena treinar se você quiser aumentar a vida útil do item.

2 Nunca desacelere com o freio e a embreagem simultaneamente

Pressionar os pedais do freio e da embreagem simultaneamente para desacelerar, esse também é um hábito que você mantém?

Saiba que com ele, além de sobrecarga para a embreagem do carro, você acaba aplicando muito mais força de frenagem no motor. Além disso, manter a embreagem pressionada ao mesmo tempo em que freia, pode diminuir a taxa de desaceleração, potencializando os riscos de um acidente.

Quando você reduz a marcha suavemente e aciona os freios corretamente na hora de desacelerar ou parar, você aplica menos força na embreagem do carro e esta é mais uma maneira de prolongar a vida útil dela. Lembre-se: pastilhas de freio novas são muito mais baratas do que uma embreagem.

3 Boas práticas para trocar a marcha

Só utilize a embreagem quando for trocar de marcha. E, por falar na troca de marcha, a maneira correta de fazê-la é a seguinte: pressione rapidamente o pedal, troque a marcha e, por último, libere o pedal lentamente, até achar o “ponto”. 

Depois que a embreagem atingiu seu ponto, é importante soltar o pedal para também evitar desgaste.

4 Em subidas, utilize o freio de mão

Quando parar em uma subida, utilize o freio de mão e retire o pé do freio para manter o carro parado. Depois, aumente levemente a rotação e libere gradualmente a embreagem e o freio de mão enquanto acelera. 

Essa prática, que com o tempo passará a ser executada automaticamente, preserva o disco da embreagem do carro e também ajuda a economizar combustível.

5 Ponto morto e arrancadas suaves

Já notou que a embreagem deve ser acionada somente nas arrancadas e trocas de marcha? Portanto, quando for parar totalmente o veículo, evite manter o pedal da embreagem pressionado e a primeira marcha engatada. Ao invés disso, coloque o câmbio em ponto-morto e só engate a marcha quando for sair.

Ao sair com o veículo, lembre-se de uma importante lição que aprendeu na auto-escola: module os pedais da embreagem e do acelerador com suavidade, para não forçar os componentes. Com o veículo já em movimento, faça o mesmo durante as trocas de marcha, tentando sempre obedecer a rotação correta do motor.

Viu como prolongar a vida útil da embreagem do seu carro pode ser fácil? No final, as boas práticas de utilização se resumem a engatar e desengatar a embreagem apenas quando for necessário. 

Cuidando da embreagem do carro você também estará economizando combustível e pastilhas de freio. Vale a pena, não é mesmo?