Pneu Best

Aquaplanagem: como evitar acidentes em pistas molhadas?

Dicas aquaplanagem

Você já ouviu falar na aquaplanagem? Ela acontece quando o veículo passa por cima de uma fina camada de água e os pneus perdem contato com o solo, fazendo com que o condutor perca o controle.

Essa condição é muito perigosa e pode causar diversos problemas no trânsito, principalmente nas estradas. Por isso, saber quais são as boas práticas para evitar acidentes é tão importante.

Que tal conferir a seguir as principais práticas que ajudam você a evitar danos e garantir a segurança no trânsito? Continue lendo o texto e saiba mais.

Por que a aquaplanagem acontece?

A aquaplanagem está diretamente relacionada a maneira com que o pneu lida com a água na pista, fazendo com que ele deslize e perca a área de contato com o solo.

Quando o veículo passa por partes da estrada onde a água está acumulada, o pneu tende a perder a aderência que possui normalmente com o solo seco, e acaba planando sobre essa fina superfície de água.

Em pistas secas, o pneu é projetado para se deformar e “grudar” no chão, evitando que o fenômeno da aquaplanagem ocorra. Porém, esse não é o caso em dias chuvosos, que criam um ambiente propício para acidentes.

Além disso, um fator que influencia diretamente no risco de aquaplanagem é a manutenção periódica dos pneus. 

Seus sulcos são desenhados de forma a expelir a água acumulada na estrada, evitando que o problema aconteça. Porém, quando o pneu está careca, os sulcos já não cumprem a sua devida função, aumentando ainda mais os riscos de acidentes.

Na hora de trocar os seus pneus, lembre-se de que negligenciar esse fator pode colocar a sua vida e a vida das pessoas que você ama em risco.

Como evitar esse problema?

Na maioria das vezes, evitar a aquaplanagem é muito difícil, pois temos pouco ou nenhum controle sobre as condições das estradas e do clima.

Porém, algumas práticas ajudam você a minimizar os riscos de que esse fenômeno ocorra. Veja elas a seguir.

1 – Faça a manutenção adequada dos seus pneus

Pneus novos e bem cuidados são sempre uma boa prática para você trafegar com segurança e garantir a melhor performance e durabilidade do item.

Evite sempre andar com pneus carecas, pois eles oferecem um grande risco de aquaplanagem.

Mantenha também os pneus bem calibrados e cheque a cada 15 dias a pressão do item para que eles estejam em condições adequadas.

2 – Na hora de comprar, escolha o pneu certo

Contar com o pneu certo para cada tipo de estrada e para cada tipo de clima é fundamental. Por isso, na hora de investir em um pneu, opte sempre por qualidade.

Existem itens com a banda de rodagem específica para climas chuvosos, e o ideal é sempre pesquisar antes de fazer a sua escolha para avaliar bem as opções de compra.

3 – Redobre a atenção em dias chuvosos

Dirigir com prudência é sinônimo de evitar a aquaplanagem e outros acidentes. Grande parte desse risco está relacionado às boas práticas do condutor ao volante, que deve sempre manter a atenção em condições adversas.

O ideal é dirigir em uma velocidade 30% abaixo da permitida na via. A tomar esse cuidado, quanto maior a velocidade do veículo, menor se torna o atrito dos pneus com o solo.

É necessário também manter a cautela nas manobras quando o tempo está chuvoso. Evite trocar de pista em velocidades elevadas e também procure andar em marchas mais baixas para que o motor mantenha uma rotação mais alta.

Garanta os pneus para o seu carro online!

Contar com um site seguro e confiável para comprar os seus pneus online é essencial.

Na Pneubest, você economiza tempo e dinheiro e ainda garante o pneu ideal para o seu veículo.

Que tal conhecer a nossa loja online? Clique aqui e aproveite as nossas ofertas!

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro dos principais assuntos e questões envolvendo o universo automotivo.