Pneu Best

Como evitar os 7 problemas mais comuns do carro no inverno?

Dicas problemas mais comuns do carro no inverno

As primeiras temperaturas negativas do ano já foram registradas. Para evitar que o seu carro lhe coloque numa gelada neste período, confira os 7 problemas mais comuns do carro no inverno e o que fazer para escapar deles. Afinal, você não precisa esperar para ter problemas se pode evitá-los, não é mesmo?

1 Limpador de pára-brisa congelado

Um dos fatores mais importantes para uma direção segura no inverno é a visibilidade. Boa parte da nitidez ao volante é garantida pelos limpadores de pára-brisa, item bastante vulnerável ao frio, principalmente se o carro não fica estacionado dentro de uma garagem. 

Sempre que houver gelo acumulado no pára-brisa, limpe primeiro, teste os limpadores e só depois dê a partida.

Especialmente no inverno, a verificação das palhetas deve fazer parte da manutenção regular do automóvel. Considere ainda comprar um conjunto de limpadores reserva. Não esqueça que o recomendado é trocar as palhetas do limpador a cada seis meses.

2 Falhas nas velas de ignição

Em geral, o motor do carro precisa de mais atenção quando as temperaturas caem, por isso este item também está na lista dos que causam problemas mais comuns do carro no inverno.

Velas de ignição mais antigas, tornam-se mais suscetíveis a falhar porque a baixa temperatura favorece a corrosão. 

Caso as velas do seu carro estejam gastas ou rachadas, substitua imediatamente para não correr o risco de não conseguir dar partida no veículo.

3 Bateria descarregada

Você sabia que, em relação a um dia de calor, a partida do motor no frio pode exigir até o dobro da quantidade de energia?

É por isso que, mesmo que o desgaste da bateria seja maior nos dias quentes, é nos frios que o maior esforço do motor é requisitado, por conta da maior viscosidade do óleo e da menor dilatação. 

Se ao girar a chave na ignição o motor responder com lentidão, pode ser que esteja na hora de trocar ou recarregar a bateria do automóvel.

Quando o motor do carro estiver desligado, evite deixar equipamentos como som e luzes ligados. Isso ajuda a prolongar a vida útil do item, já que componentes como alarme, rastreadores e central de injeção nunca desligam completamente.

4 Pneus murchos

A mudança de temperatura também afeta a pressão dos pneus. Verifique com mais frequência se eles estão com a calibragem adequada.

Pneus calibrados corretamente dão força ao veículo na estrada, melhoram a segurança e a economia.

5 Gasolina no tanquinho

Carros flex ou movidos a etanol possuem um reservatório para gasolina, responsável por dar a partida no motor. Mantenha esse compartimento sempre cheio com gasolina, preferencialmente aditivada, para garantir uma partida mais rápida, sem que tanto esforço seja exigido da bateria.

6 Utilize o óleo recomendado pelo manual

Outro ponto importante para observar é a utilização do óleo recomendado para o veículo, informação que também é encontrada no manual do proprietário. No frio, os óleos menos viscosos facilitam a lubrificação nos primeiros momentos em que o motor entra em funcionamento. Também é fundamental verificar o estado de todos os filtros.

7 Fluido do radiador

A mistura ideal do líquido para o radiador é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. Ao contrário da água da torneira, o fluido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que ela ferva ou congele. 

Agora que você já sabe como evitar os 7 problemas mais comuns do carro no inverno, lembre-se que, independente da estação do ano, você sempre encontra no nosso blog as melhores dicas sobre como cuidar melhor do seu carro. Acompanhe nossas novidades e ofertas também no Facebook e Instagram