Pneu Best

Você sabe como trocar pneu do carro? Confira nossas dicas

Dicas Atualizado em 27/09/2018 às 15:55

Pode parecer uma tarefa simples, mas saber como trocar pneu do carro é uma tarefa que exige alguns cuidados para proteger sua segurança e evitar maiores dores de cabeça.

Separamos algumas dicas básicas para você lembrar na hora do sufoco. Confira!

  1. Segurança

Percebeu que o pneu está furado ou escutou algum ruído? Primeiro passo é não perder a calma, procure estacionar o carro de forma tranquila em algum lugar seguro, de preferência longe de outros veículos e sinalizar com o pisca-alerta. Saia do carro e posicione o triângulo laranja a uma distância mínima de 30 metros do veículo.

Dica: sempre verifique o estepe no porta-malas do seu veículo antes de trafegar e, principalmente quando você vai percorrer longas distâncias, caso esteja de acordo com as especificações e o cuidado de calibra-lo regularmente.

  1. Acessórios

Você sabe quais os acessórios necessários para realizar a troca do pneu do veículo? Estas ferramentas normalmente ficam alocadas no porta malas do carro, ao lado ou abaixo do estepe. São elas: chave de roda, estepe e macaco.

  1. Preparando

Após feita a correta sinalização do veículo na pista e checado os acessórios necessários, com o freio de mão puxado e primeira marcha engatada, você precisa apoiar o macaco corretamente de forma que pareça firmemente apoiado. Sem levantá-lo do chão, tire a calota e afrouxe os parafusos sem desprendê-los totalmente.

  1. Removendo

Feito este procedimento, é hora de levantar o veículo com o macaco (esta parte exige força), retire os parafusos de forma que fiquem soltos e tire por completo a roda com o pneu furado.

Com cuidado, retire o pneu e faça a substituição com o estepe, colocando os parafusos sob o mesmo. É hora de baixar o veículo e assim que estiver no chão, é necessário apertar os parafusos com mais força desta vez, de forma que fiquem bem firmes.


  1. Finalizando

Realizada a troca do pneu, verifique novamente se o mesmo está firme em relação a estrutura do veículo, guarde todas as ferramentas para evitar possíveis acidentes e trafegue com velocidade reduzida até seu mecânico de confiança para trocar o pneu novamente!

Parece um bicho de sete cabeças, mas não é! Basta seguir nossas dicas! Não esqueça de conferir as medidas corretas do pneu certo para seu veículo.

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas e novidades para seu carro.