Pneu Best

Economizando combustível com 5 dicas simples!

Dicas Atualizado em 27/09/2018 às 16:07

Em tempos de alta de combustível no Brasil e com a insegurança em relação ao preço da gasolina, muitos leitores nos perguntam como evitar o consumo excessivo de combustível e qual a forma correta de fazer isso.

Confira nossas dicas de alguns especialistas no assunto! Não esqueça de escolher corretamente os pneus do seu carro.

Calibragem

Assunto que já falamos recentemente aqui no Blog que ainda gera muitas dúvidas, uma calibragem errada, ou o simples fato de não calibrar a cada 15 dias ou de acordo com o manual do seu veículo, impacta em um aumento em até 20% no consumo de combustível!

Mas atenção! Cada carro possui uma calibragem correta, bem como diferentes calibragens para pneus dianteiros tanto como traseiros.

Aceleração

Você já foi chamado de “pé pesado” ao dirigir? Saiba que este hábito influencia (e muito!) no consumo do combustível! Segundo nossos especialistas, o correto é sempre manter uma aceleração controlada. Mas na prática, você sabe o que isso significa? Evite picos de velocidade, conduza com leveza na hora de trocar uma marcha para outra e acelerar, isso evita que o motor trabalhe desnecessariamente.

Ar condicionado

Mito ou verdade: o ar condicionado realmente faz aumentar o consumo de combustível? A resposta é: depende!

Você costuma viajar muito com seu veículo? Então neste caso o ar condicionado ajuda a economizar combustível, porque ocorre uma melhora na aerodinâmica com os vidros fechados quando estamos em alta velocidade. Agora, se no seu caso, você costuma trafegar em baixas velocidades e sair com frequência do veículo, talvez seja melhor você repensar antes de ligar o ar-condicionado!

Manutenção

Cuidar do alinhamento e balanceamento, trocar as velas e o óleo do seu carro, são cuidados que influenciam no consumo de combustível – o gasto ou economia pode variar entre 10 e 20%. Além disso, a manutenção “preventiva” garante o bom funcionamento do veículo e contribui para a segurança de todos os passageiros.

Peso

Por acaso você sabe tudo que carrega no seu porta malas? E no banco de trás? Este peso extra pode comprometer muito o consumo de combustível, pode parecer bobagem, mas carros possuem no manual o peso suportado, por isso é importante sempre verificar essa informação, sempre que ultrapassado este limite, existe a necessidade do motor fazer mais esforço.

Viu como é fácil economizar combustível? Pequenos detalhes que fazem toda diferença!

Para acompanhar mais dicas como essa, fique por dentro do nosso Facebook.