Pneu Best

Falha nos freios? Saiba o que fazer para evitar acidentes.

Dicas aquaplanagem-dicas

Imagine que você pisa fundo no pedal de freio e nada acontece. O que fazer nessa situação?

O motorista sempre espera contar com a frenagem do veículo. Porém, quando ocorre falha nos freios o condutor acaba se vendo em um dos piores pesadelos da estrada. E não pense que nunca vai acontecer com você, pois qualquer veículo pode passar por esse problema.

Antes que você precise entrar em desespero e puxar o freio de mão com toda sua força, nós vamos lhe explicar as melhores condutas para sair dessa situação com você e o seu carro ilesos. Confira!

Não entre em PÂNICO!
carro desgovernado

Falar é fácil enquanto você não está na estrada sem conseguir desacelerar o carro. Porém, o desespero não ajuda nada nesse momento, por isso tente ficar o mais calmo possível diante de uma falha nos freios.

Avalie a situação

Mantendo-se em calma você pode analisar todo o cenário da situação e tomar as melhores decisões no momento do ocorrido.

Avalie detalhes como quão perto o carro está dos demais veículos, qual a velocidade atual e se existem acostamentos por perto.

Reduza a marcha

Conforme o carro for desacelerando, diminua para marchas mais lentas ( até a segunda ou terceira para ter um controle maior do veículo sem forçar demais o motor ). Ao analisar a situação você já pode perceber se existem locais de acostamento para o veículo. À medida em que o veículo perder velocidade, talvez seja possível encontrar um local seguro para sair da pista e parar o veículo com o freio de mão. Mas não esqueça…

Use o freio de mão com cuidado
freio de mão

Para quem não sabe, o freio de mão também é conhecido como freio de emergência. Portanto, não existe momento melhor de usá-lo do que em uma situação que você não consegue parar o carro.

Mas é importante ter muito cuidado ao acionar o freio de mão, pois a possibilidade de derrapagem é grande. Espere o veículo desacelerar e, se possível, esteja em uma estrada que proporcione maior atrito.

Não dirija com falha nos freios!

Ao conseguir parar o veículo, comemore! Após isso, desligue o veículo e ligue para o serviços responsáveis pela estrada, como a Polícia Rodoviária Federal ou Estadual. Nem pense em voltar a dirigir!

Como identificar e prevenir a falha nos freios?

Saber como identificar os indícios de problemas nos freios pode prevenir você de usar as nossas dicas acima. Portanto fique ligado nas seguintes situações:

Barulhos no freio

Ao ouvir ruídos ou rangidos ao frear, preocupe-se! Esses são sinais que o seu sistema de freios pode estar precisando de uma revisão.

Luzes acesas

Caso a sua luz de freio esteja ligada, é hora de conferir qual o problema. Afinal, nada melhor que o seu próprio carro para dizer o que está errado.

Perda de poder de frenagem

disco de freio

Discos de Freio podem apresentar problemas e causar falha nos freios

Se você sente que o freio não está tendo a mesma eficiência ao pisar e o carro demora para parar, é hora de fazer uma revisão. Esse problema é sinal de que é preciso realizar uma revisão nos discos de freio, que podem necessitar de reparos ou apenas de uma troca das pastilhas de freio.

Fluido de freio nos pneus

Ao ver seus pneus com mancha de fluído, é provável que você tenha um vazamento no sistema hidráulico. Sendo o fluido de freios um item de extrema importância para a eficiência da frenagem, corra para o mecânico e resolva o problema.

Esperamos que com essas dicas você possa se prevenir e garantir a segurança na estrada. Portanto, aproveite para fazer uma revisão do veículo com seu mecânico de confiança!

E se precisar de pneus novos –– o melhor aliado do sistema de freios do seu carro –– conte com a gente e encontre os melhores preços em nossa loja.

Para receber mais dicas bacanas como essa, curta nossa página no Facebook e no Instagram!