Maio amarelo: quais cuidados tomar com os pneus para fazer um trânsito mais seguro?
Maio amarelo: quais cuidados tomar com os pneus para fazer um trânsito mais seguro?

“Juntos salvamos vidas”. Esse é o tema do maio amarelo deste ano e ele também é um convite para pensar sobre como os pneus ajudam a tornar o trânsito mais seguro para todos.

De acordo com a OMS, a soma de mortes no trânsito até 2030 deve ser de 2,4 milhões de pessoas. 

E é para evitar que números como esse se concretizem que maio já bate à porta. Desde 2014, o mês é dedicado a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Conhecer e cumprir as regras deve ser um compromisso diário de todos, inclusive ao ter atenção com os pneus!

Pensando nisso, preparamos uma lista com 3 cuidados que, mesmo que sejam tomados com os pneus do seu carro, deixarão o trânsito mais seguro para todos.

1 – Respeite a vida útil dos pneus

Não cansamos de enfatizar o quanto os pneus são importantes. Por serem o único ponto de contato direto com a via, é fundamental que a vida útil deles seja respeitada.

Isso significa estar sempre de olho ao TWI e, efetuar a troca assim que desgastes, independentemente da localização, sejam identificados.

2 – Atenção aos pneus novos

Já que tocamos no assunto da troca dos pneus, lembre-se que o desgaste dificilmente será uniforme. Por isso, fique atento também a essas dicas:

3 – Faça a manutenção preventiva

Outro ponto importante, e que já destacamos em diversos artigos aqui do blog, é quanto à calibragem dos pneus.

Você só terá certeza de que as libras estão seguindo o que é indicado no manual do proprietário se fizer a verificação no calibrador.

Vai abastecer o carro? Aproveite para incluir a calibragem quinzenalmente em seu cronograma!

Lembre-se de que o procedimento deve ser realizado com os pneus frios, ou seja, sem que você tenha rodado com o veículo por mais de 3 quilômetros.

Outro ponto que faz parte da lista de cuidados preventivos com os pneus é o rodízio. O procedimento é capaz de aumentar em até 20% o tempo de vida útil dos pneus, contribui de forma importante para o desgaste uniforme e, consequentemente, para a segurança.

Maio amarelo: alerta para o alinhamento e balanceamento

Segurança e desgaste equilibrado são assuntos que puxam o alinhamento e o balanceamento.

Rodas desalinhadas ou desbalanceadas comprometem respostas do veículo, como as frenagens bruscas, por exemplo

Caiu em um buraco ou raspou o pneu no meio fio? Assim que puder realizar uma parada segura, faça uma inspeção cuidadosa do item.

Dirigir com um pneu furado pode ocasionar danos ao veículo como um todo, além de representar um risco potencial para acidentes.

Mas não é só pneus furados ou murchos que representam riscos! Pneus com sobrecarga de peso também. 

Tenha em mente que o seu conjunto tem uma carga máxima suportada. Esse é mais um valor que você encontrará no manual do proprietário e não deve ignorar.

Agora que já sabe todos os cuidados que passam pelos pneus para contribuir com um trânsito mais seguro, responda com sinceridade: é a hora da troca?

Não adie mais essa decisão, aproveite que o maio amarelo está chegando, passe na loja online da PneuBest e faça a sua melhor compra!

Compartilhe esse post