Pneu Best

Os 4 maiores benefícios do rodízio de pneus

Dicas

O rodízio de pneus sempre dividiu opiniões entre os motoristas, possuindo diversos opositores e defensores. Mas por que ser contra o que o próprio manual do seu carro indica fazer?

Muitos acham desnecessário gastar dinheiro com esse serviço, mas saiba que o rodízio não é um gasto, mas sim uma economia para o seu bolso.

O rodízio de pneus pode aumentar em até 20% o tempo de vida útil dos pneus, garantindo que você usufrua do máximo potencial e do dinheiro investido nos mesmos.

Mas não é apenas a economia que faz do rodízio uma ótima ideia, o seu carro também agradece. Confira agora os benefícios do rodízio de pneus!

Desgaste uniforme dos pneus

Ao longo de sua vida útil os pneus apresentam diferentes níveis de esforços e acabam se desgastando desproporcionalmente, o que ocasiona a perda de estabilidade do veículo.

O que o rodízio de pneus faz é equilibrar a diferença de consumo dos pneus e compensar o desgaste causado por adversidades como os impactos e o desalinhamento das rodas.

Melhor performance do veículo

Quando evitamos o rodízio de pneus por muito tempo, além da estabilidade, o conforto e o desempenho do veículo acabam sendo comprometidos.

Ao realizar o rodízio adequado a cada 10.000 Km, você acaba notando um melhor manuseio do carro, uma diminuição da vibração do volante e uma diminuição do ruído na estrada.

Consumo eficiente de combustível

Além de garantir a duração máxima dos seus pneus, o rodízio ainda pode te ajudar a economizar na hora de encher o tanque, mas como?

O desgaste equilibrado dos pneus diminui a carga que cada pneu precisa suportar, ocasionando uma redução do atrito e diminuindo o esforço que o carro precisa fazer para se manter rodando. Com menos trabalho, o seu veículo garante um menor consumo de combustível, e você acaba economizando na carteira.

Segurança

Para o motorista garantir uma condução segura na via o veículo precisa apresentar estabilidade, porém, essa estabilidade é muitas vezes prejudicada pelo desgaste irregular dos pneus.

Com o consumo equilibrado dos pneus, o rodízio promove a estabilidade para seu veículo, garantindo mais segurança em situações complicadas como curvas acentuadas ou pistas molhadas.

E os seus pneus, como estão? Se você ficou interessado em realizar o rodízio de pneus, comece buscando no manual do seu veículo, pois cada modelo e fabricante possui métodos diferentes de realizar o rodízio, não seguindo as orientações específicas, o seu veículo está sujeito a perder todos os benefícios citados acima.

Apesar de seu inúmeros benefícios, saiba que o rodízio de pneus não pode garantir por si só o melhor aproveitamento dos pneus, portanto, busque sempre calibrar os pneus corretamente seguindo as orientações do seu veículo.

Se você gostou das nossas dicas, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma de nossas novidades.