Pneu Best

Pneus do caminhão: cuidados para um trânsito mais seguro

Curiosidades caminhoneiro subindo em caminhão, pneus sujos

É impossível pensar nos pneus do caminhão sem lembrar que eles fazem um esforço gigantesco, todos os dias.

O peso das cargas e as longas distâncias são alguns dos fatores que pedem do item uma atenção redobrada sempre.

A compra nas medidas corretas para garantir o encaixe perfeito nas rodas, a calibragem em dia, o cuidado para efetuar a troca na hora certa. Tudo nos pneus do caminhão aponta para a segurança no trânsito.

E, quando o assunto é trânsito, nunca é demais lembrar que a responsabilidade de cumprir com todas as boas práticas garante muito mais do que uma viagem tranquila para quem está na boleia! Que tal andar com a certeza de que está fazendo a sua parte?

Listamos os cuidados que todo o motorista de caminhão precisa tomar antes de cair na estrada, confira!

Calibragem

O fato de termos escolhido a calibragem como ponto de partida não é à toa! Embora cada caminhão tenha a quantidade de libras mais indicada, todas elas são altíssimas, girando na ordem dos 120 PSI.

Com tanta pressão, imagine o que uma perda súbita das libras nos pneus pode resultar no caminhão? 

É isso mesmo, as chances de desencadear fatalidades são grandes, por isso é tão importante calibrar os pneus com regularidade.

Notar que eles estão perdendo pressão ficará mais fácil, e será mais seguro, se você caminhoneiro aproveitar ocasiões como os momentos que vai encher o tanque para dar uma conferida nos pneus também.

Cuidados com as rodas

Contar com todos os pneus na medida certa é crucial para a segurança, mas esse não é o único fator importante a observar.

Cada uma das rodas também deve estar em plenas condições de rodagem, sem danos ou ferrugens

A lubrificação adequada é igualmente indispensável. A razão para observar mais esses dois pontos é que eles são a garantia de pneus corretamente assentados às rodas.

Profundidade da banda de rodagem

Abastecer, calibrar os pneus e inspecionar a profundidade da banda de rodagem. Embora a ordem dessas ações possa ser alterada, é fundamental garantir que todas elas serão cumpridas antes de colocar o pé na estrada.

Aliás, a profundidade da banda de rodagem é um assunto tão sério que ela deve ser verificada em todos os pneus do caminhão.

Para diminuir o desgaste dos pneus do caminhão, faça o rodízio sempre que possível. Isso ajudará a ter mais estabilidade, melhorando o desempenho nas freadas e curvas, além de prolongar a vida útil dos pneus.

Alinhamento e balanceamento

Rodas desalinhadas ou desbalanceadas comprometem respostas do caminhão, como a necessidade por frear bruscamente, por exemplo. 

Quando sentir o volante tremendo ou puxando para os lados e sempre que fizer a troca dos pneus, invista no alinhamento e no balanceamento também. 

Muito mais do que garantir a boa dirigibilidade do veículo, isso vai ajudar a evitar desgastes acentuados no sistema de direção, suspensão e nos pneus.

Inspeção dos pneus durante a viagem

Sua viagem dificilmente terminará em poucas horas e as pistas nunca terão condições iguais de trafegabilidade.

Por isso, fazer uma boa inspeção dos pneus durante as paradas vai ajudar no diagnóstico antecipado de quaisquer problemas que possam comprometer a segurança ou a interrupção da sua viagem.

Verifique se não ocorreram rachaduras, protuberâncias ou cortes, principalmente depois de enfrentar trechos mais críticos.

Preocupe-se com a qualidade do seu sono

A Associação Brasileira do Sono (ABS) afirma que 30% das mortes em rodovias brasileiras são causadas pelo sono, o fator ainda é responsável por 20% do total de acidentes veiculares no país

Tenha esses dados sempre em mente para lembrar que dirigir descansado é fundamental para proteger a si mesmo e a todos que estão no trânsito.

Viu como afastar o perigo nas estradas vai além de evitar a alta velocidade, as ultrapassagens em locais proibidos e o uso do celular?

Cuide de todos os pontos que trouxemos neste artigo e contribua ainda mais para a construção de um trânsito mais seguro!