Pneu Best

Você conhece os principais tipos de pneus para carros?

Dicas Pneubest - tipos de pneu para carro

Asfalto ou terrenos irregulares? Qual dessas duas opções você escolheria para descrever o tipo de solo por onde mais trafega com o seu carro

Responder a essa pergunta de acordo com o que você mais vivencia diariamente, determinará a sua escolha pelo tipo de pneu mais adequado para o seu carro.

Os pneus são a única forma de contato do veículo com o solo. E é justamente por cada solo ser um solo que cada pneu também é um pneu. 

No mercado hoje existem 4 tipos de pneus para carros, neste artigo vamos te apresentar todos eles e também abordar as suas especificidades. Siga na leitura e descubra se você está tomando as melhores decisões na hora de trocar os pneus.

Conheça os 4 tipos de pneus para carros

On-road

Esse tipo de pneu é destinado para quem roda predominantemente no asfalto. Fabricados para aumentar a área de contato com o asfalto, os pneus on-road trazem mais aderência, garantindo um melhor desempenho ao veículo.

Os pneus on-road também são chamados de convencionais e é com eles que a maioria dos carros costuma sair da fábrica.

Outra característica dos pneus convencionais são os sulcos menores, que garantem um contato maior com o solo, tornando-os mais eficientes no escoamento da água quando se trafega na chuva, por exemplo.

Off-road

Os pneus off-road são ideais para pistas de terra, cascalho ou lama. Sua banda de rodagem tem uma largura maior, assim como os sulcos são mais largos e a carcaça reforçada, características que favorecem a resistência aos terrenos irregulares, garantindo a capacidade de alta frenagem e estabilidade.

Quando utilizados no asfalto, no entanto, os pneus off road desgastam com facilidade.

Misto

Os pneus mistos apresentam-se como opções ideais para quem trafega nos dois tipos de solo: asfalto e terra. Como principal característica, os pneus mistos apresentam sulcos mais largos do que o dos pneus on road, mas não tanto largos quanto o off road.

A maioria dos jipes brasileiros, e até mesmo alguns SUVs, já saem de fábrica com este tipo de pneu que, apesar da versatilidade, acaba puxando mais para o asfalto, mas não te deixará na mão quando for encarar estradas de terra.

Os pneus mistos costumam ser mais resistentes, mas também custam mais caro e favorecem o consumo maior de combustível. Em velocidades altas, os pneus mistos também são os que geram mais ruído.

Pneus verdes

Pneus verdes são os que traduzem uma relação amigável com o meio ambiente. Fabricados com materiais diferenciados, eles são mais leves, menos ruidosos, favorecem a economia de combustível, duram mais e tem melhor melhor desempenho em pistas molhadas, o que reduz os riscos de aquaplanagem

Por que você deve escolher o tipo de pneu certo?

O melhor pneu sempre vai ser o que realiza frenagens seguras e garante mais estabilidade ao veículo, aqui você descobriu que isso tem tudo a ver com o tipo de solo por onde você mais trafega. 

Soma-se a isso o fato de que o pneu mais adequado ao contexto de rodagem fará você ganhar na durabilidade do item.

O ideal é que você mantenha os quatro pneus do veículo na mesma marca e modelo, pois há variações em elementos da composição de acordo com o fabricante e isso também pode comprometer o desempenho dos pneus em uma situação de risco.

Não tem certeza se já chegou a hora de trocar os pneus do seu carro? A resposta está no artigo “Saiba a melhor hora de trocar o pneu do seu carro”. Chegou a conclusão de que esta é a hora certa? É só passar na na loja online da PneuBest e garantir as melhores ofertas, com entrega para todo Brasil.