Perceber que a água do radiador do veículo está diminuindo, mesmo sem sinais visíveis de vazamento, quase sempre gera uma certa preocupação.
Afinal, o sistema de arrefecimento cumpre um papel determinante para o bom desempenho do motor carro.
A pergunta é: o que pode estar causando isso? É o que vamos desvendar no tópico a seguir!
Água do radiador baixando, mas sem vazamento. Quais os possíveis problemas?
1 – Evaporação devido à longas viagens
Durante viagens longas, especialmente em climas quentes, a água do radiador pode evaporar mais rapidamente do que o normal.
Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento.
Algo que pode ser mais perceptível em sistemas de refrigeração com menor capacidade de reservatório, exigindo que você reabasteça o mesmo com uma frequência maior.
Inclusive, já falamos sobre a importância de não utilizar água comum no momento de completar o reservatório. Caso queira se informar sobre este assunto, faça uma nova parada no conteúdo abaixo.
Pode colocar água no radiador? Veja por que isso NÃO É recomendado!
2 – Reservatório de expansão
Em muitos veículos modernos, o sistema de arrefecimento é equipado com um reservatório de expansão.
Esse compartimento permite que o líquido de arrefecimento se expanda e contraia com as mudanças de temperatura, ajudando a manter a pressão adequada em todo o sistema.
Se o reservatório estiver com algum vazamento ou rachadura, a água do radiador pode estar escapando por essas brechas.
Nesse caso, é recomendado levar seu veículo até um profissional especializado para verificar o estado do reservatório e todas as suas conexões.
3 – Aditivo de má qualidade
O uso de aditivos de má qualidade ou inadequados pode resultar em uma variedade de problemas no sistema de arrefecimento do veículo, incluindo uma evaporação mais rápida.
Quando se trata dessas soluções, a compatibilidade com o veículo e a seleção de uma marca confiável são aspectos cruciais.
Se você trocou recentemente o aditivo, assegure-se de que o produto escolhido esteja em conformidade com as especificações recomendadas pelo fabricante do seu veículo, pois essa pode ser a raiz do seu problema.
A princípio, essas são as causas mais comuns da redução do nível de água no radiador. Mesmo após conferir essas dicas, é importante considerar levar o seu veículo a um profissional qualificado.
Afinal, somente dessa maneira você conseguirá dissipar suas dúvidas e identificar a verdadeira origem desse transtorno.
Mudando de assunto, você já ouviu falar da Pneubest? Somos uma loja online especializada em pneus com mais de 18 anos de experiência!
Em nosso site, oferecemos uma ampla variedade de marcas e modelos a preços altamente competitivos!
Se estiver chegando a hora de trocar os pneus do seu veículo, não deixe de visitar a loja da Pneubest e conferir as nossas inúmeras ofertas!