Pneus murchando rapidamente: conheça os principais motivos!
Pneus murchando rapidamente: conheça os principais motivos!

 

Um pneu furado é sempre uma situação inconveniente, porém, quando eles começam a murchar rapidamente o cenário também não é nada favorável.

Normalmente essa situação ocorre por motivos normais, como uma perfuração por objetos da estrada; mas em outras ela ocorre por motivos anormais que precisam ser identificados por um profissional especializado.

Antes desse último recurso, nós temos algumas dicas para você entender melhor as causas que podem estar fazendo os pneus murcharem rapidamente. Vamos conferir? 

Permeação

A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha.

Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.

Temperatura

Durante os meses mais frios é possível notar que o jogo acaba sofrendo mais com a perda de ar.

Contudo, essa perda de ar na verdade se trata de uma oscilação de pressão que ocorre no interior do componente.

A quantidade de ar permanece a mesma, mas a pressão sofre mudanças em decorrência da temperatura –– no frio ela encolhe, e no calor ela se expande.

Quer entender mais a fundo essa questão? Que tal fazer uma parada no artigo “PRESSÃO DOS PNEUS: ELES REALMENTE MURCHAM MAIS NO INVERNO?“.

Problemas com a roda

Os motivos explicados acima são naturais de todos os pneus, porém, agora trataremos de alguns problemas anormais que podem explicar por que os seus pneus estão murchando rapidamente.

Em relação à roda, a corrosão da mesma ou alguma deterioração da válvula de ar são causas que acabam ocasionando o vazamento de ar ou até mesmo a deterioração do pneu. 

Problemas com o pneu

perfuração no pneu

Em se tratando de pneus, os problemas mais recorrentes que podem estar causando o esvaziamento rápido são dois:

1 – Perfurações

Objetos perfurantes podem acabar removendo 3 libras de pressão do pneu diariamente. 

Se sentir alguma coisa estranha ao dirigir, verifique se existem pregos ou parafusos em alguma parte da banda de rodagem do pneu.

2 – Cordão danificado

Na área do cordão, que conecta os pneus com o aro, é preciso se atentar para danificações ou detritos, pois um pequeno espaço de abertura nesta área pode fazer com o que os pneus percam ar mais rápido. 

O pneu está realmente murcho?

Esse é diagnóstico é fácil de fazer! Para tirar a prova real basta:

  • Faça a calibragem e observe com quantas libras os pneus estavam;
  • Entradas lentas e desalinhadas em curvas? Esse é mais um sinal importante, provocado pela aderência que fica prejudicada neste contexto;
  • O consumo de combustível aumentou? Nesse ponteiro também está um indício importante de que você está rodando por aí com pneus murchos.

Para além do aumento dos gastos no posto de gasolina, essa situação também potencializa os riscos de acidentes e reduz a durabilidade do conjunto.

Falando nisso, achamos que o artigo “3 RISCOS DE RODAR COM PNEU MURCHO QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR” pode interessar você!

Como escolher pneus para o veículo?

Agora que você sabe os motivos dos pneus murcharem rapidamente, verifique o seu jogo de pneus e mantenha a pressão correta e em dia, mantendo sempre a pressão recomendada pelo manual do veículo. 

Aproveite para reforçar as causas para os pneus murcharem rapidamente, dando play no vídeo do nosso canal do YouTube:

 

Se você perceber que os pneus ainda assim continuam murchando, o ideal é fazer a troca. E a Pneubest é o melhor lugar para isso! Confira aqui as melhores ofertas do nosso site!

Compartilhe esse post