Pneu Best

Pneus murchando rapidamente: conheça os principais motivos!

Dicas pneus murchando rapidamente

Um pneu furado é sempre uma situação inconveniente, porém, quando os pneus começam a murchar rapidamente o cenário também não é nada favorável.

Normalmente essa situação ocorre por motivos normais, como uma perfuração por objetos da estrada; mas em outras ela ocorre por motivos anormais que precisam ser identificados por um profissional especializado.

Antes desse último recurso, nós temos algumas dicas para você entender melhor as causas que podem estar fazendo os pneus murcharem rapidamente. Vamos conferir? 

 

Permeação

A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha.

Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.

 

Temperatura

Durante os meses mais frios é possível notar que os pneus acabam sofrendo mais com a perda de ar.

Contudo, essa perda de ar na verdade se trata de uma oscilação de pressão que ocorre no interior do pneu. A quantidade de ar permanece a mesma, mas a pressão sofre mudanças em decorrência da temperatura –– no frio ela encolhe, e no calor ela se expande.

 

O que causa o ruído nos pneus?

 

 

Problemas com a roda

Os motivos explicados acima são naturais de todos os pneus, porém, agora trataremos de alguns problemas anormais que podem explicar por que os seus pneus estão murchando rapidamente.

Em relação à roda, a corrosão da mesma ou alguma deterioração da válvula de ar são causas que acabam ocasionando o vazamento de ar ou até mesmo a deterioração do pneu. 

 

Problemas com o pneu

perfuração no pneu

Se tratando dos pneus, os problemas mais recorrentes que podem estar causando o esvaziamento rápido são dois:

 

Perfurações

Objetos perfurantes podem acabar removendo 3 libras de pressão do pneu diariamente. 

Se sentir alguma coisa estranha ao dirigir, verifique se existem pregos ou parafusos em alguma parte da banda de rodagem do pneu.

 

Cordão danificado

Na área do cordão, que conecta os pneus com o aro, é preciso se atentar para danificações ou detritos, pois um pequeno espaço de abertura nesta área pode fazer com o que os pneus percam ar mais rápido. 

 

Como escolher pneus para o veículo?

 

 

Agora que você sabe os motivos dos pneus murcharem rapidamente, verifique o seu jogo de pneus e mantenha a pressão correta e em dia, mantendo sempre a pressão recomendada pelo manual do veículo. 

Se o problema persistir, vá até o borracheiro ou seu mecânico de confiança para avaliar a situação. Se tiver conserto melhor, se não, lembre da Pneu Best na hora de comprar os pneus com os melhores preços do Brasil.