Faixas de trânsito: entenda o significado de todas elas!
Faixas de trânsito: entenda o significado de todas elas!

Acredite, a maioria das pessoas não sabe o significado das faixas de trânsito encontradas nas rodovias e estradas.

O que, infelizmente, é algo ruim, uma vez que essas faixas, além de sinalizar as vias, funcionam como regras de conduta para a ultrapassagem.

Sendo assim, você sabe o que cada uma delas indica?

Caso não saiba, fique tranquilo, pois neste texto, nós da PneuBest vamos revelar o significado de todas elas pra você.

É disso que você precisa? Então siga com a leitura!

O que cada uma das faixas de trânsito significa?

Antes de prosseguirmos para o significado de cada uma das faixas de trânsito, achamos apropriado colocar algumas regras gerais sobre as linhas, para facilitar o seu entendimento.

regras gerais das faixas de trânsito

Regras gerais

  • Faixa seccionada (ou tracejada): permitido a ultrapassagem;
  • Faixa contínua: proibido ultrapassar;
  • Cor amarela: separa pistas com sentidos opostos;
  • Cor branca: separa vias de mesmo sentido.

Há uma exceção para a faixa dupla tracejada (MFR), a qual não permite ultrapassagem em nenhum dos lados. Mas fique tranquilo, que logo abaixo falaremos sobre ela.

Agora que você possui conhecimento sobre essas informações mais básicas, podemos prosseguir para a explicação das linhas de eixo (linhas divisórias).

Conheça as linhas de eixo

Linhas de eixo nada mais são do que linhas que separam duas ou mais faixas de rolamento.

Separamos uma ilustração das faixas de trânsito, com os seus devidos significados, veja só:

faixas de trânsito

Linha Simples Contínua (Branca): essa linha é usada para dividir duas ou mais faixas de rolamento de igual sentido e como se trata de uma faixa contínua, a ultrapassagem não é permitida em trechos que as contenham.

Linha Simples Tracejada (Branca): também possui a finalidade de separar trechos de mesmo sentido, mas ao contrário da anterior, é permitido ultrapassar nesses locais.

Linha Simples Contínua (Amarela): essa faixa serve para separar pistas de sentido contrário e por se tratar de uma linha contínua, a ultrapassagem é proibida.

Linha Simples Tracejada (Amarela): assim como a anterior, esta linha separa vias de sentido oposto. Como a faixa é seccionada, a ultrapassagem é permitida em ambos os lados da pista.

Linha Dupla Contínua (Amarela): o que torna essa faixa de trânsito diferente da linha simples contínua amarela é o fato dela ser usada em vias com mais de 7m de largura. Ela separa vias de sentido contrário, proibindo a ultrapassagem em ambos os lados.

Linha Dupla Contínua/Tracejada (Amarela): faixas de trânsito que separam vias de direção contrária. A diferença é que para os motoristas que conduzem na faixa contínua a ultrapassagem é proibida, enquanto para os que circulam na tracejada é permitido ultrapassar.

Linha MFR ou Marcação de Faixa Reversível contra-fluxo: essas faixas de trânsito não são tão fáceis de serem encontradas e podem causar certa confusão em motoristas que as encontram pela primeira vez

Elas não significam que a ultrapassagem é permitida em ambos os lados, mas sim, que pode ocorrer a inversão temporária do sentido de circulação, para liberar o fluxo de veículos da via que estiver mais congestionada.

Ela é comumente encontrada em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Linhas de Bordo: são as linhas (brancas ou amarelas) nas laterais das pistas de rolamento, que fazem a separação do acostamento ou calçada. 

Se a linha for amarela é proibido parar ou estacionar nesses trechos, se for branca, ambas as condutas são permitidas.

É importante estar alerta sobre essas informações, pois pode acontecer de você levar uma multa por ultrapassar ou estacionar em local indevido.

Inclusive, já vimos aqui no Blog as infrações de trânsito que mais geram multas. Se você não quer receber nenhuma de forma desavisada, seria uma ótima ideia conferir este texto em seguida.

Por fim, esperamos que você tenha aprendido o significado de todas as faixas de trânsito, para ter consciência sobre a conduta certa ao localizá-las.

Afinal, segurança é prioridade máxima para a Pneubest!

Aliás, já conhecia o nosso site?

Somos um dos maiores e-commerces de pneus do Brasil. Aqui, você encontra pneus importados de altíssima qualidade, por preços extremamente vantajosos.


Está duvidando? Então acesse o nosso Site e comprove por si mesmo!

Compartilhe esse post