Marcha arranhando ou escapando? Desvende as causas!
Marcha arranhando ou escapando? Desvende as causas!

A explicação por trás de uma marcha arranhando ou escapando nem sempre é justificada por um erro no engate cometido pelo motorista.

Quando a situação passa a se repetir com certa frequência, é bem provável que componentes como a embreagem e até mesmo o próprio câmbio estejam com problemas. 

Muito mais do que incômoda, esta é uma situação que também pode ser bastante perigosa, pois traz riscos de acidentes e também pode comprometer o funcionamento não só do kit da embreagem, mas da caixa de câmbio inteira.

É por isso que motivos para seguir na leitura do nosso artigo e descobrir quais são as principais causas e implicações das marchas arranhando não faltam!

Marcha arranhando: o que pode ser?

Você notou que na maioria das vezes que vai engatar a segunda, terceira, quinta marcha ou mesmo ao acionar o ré, antes de entrar, a marcha requisitada arranha ou fica escapando da posição escolhida?

Uma resposta possível está aos seus pés, pois tem a ver com a embreagem. Em veículos de transmissão manual, a embreagem é um dos itens mais sensíveis e importantes.

Responsável por cortar a ligação física entre o motor e a transmissão, o sistema de embreagem é fundamental para que o veículo arranque, pare e rode normalmente.

Uma das formas que o dispositivo encontra de anunciar que não está conseguindo cumprir com essas funções são justamente as famosas arranhadas.

A prova que vai ajudar você a responder a esta constatação de forma afirmativa é simples: preste atenção se o ruído metálico persiste, mesmo quando você aciona o pedal da embreagem até o fim.

Marcha arranhando: um problema, várias explicações possíveis

Outra explicação possível pode estar relacionada ao próprio câmbio: e, se o ponto de partida for esse, as causas para o ruído tem potencial para serem as mais diversas. 

Uma marcha específica arranhando, por exemplo, pode significar que há um desgaste nas engrenagens daquela marcha.

No funcionamento normal do câmbio, os anéis sincronizadores que estão por trás das engrenagens das marchas devem gerar o engate suave e preciso de cada marcha. Se eles estiverem desgastados, as arranhadas de marcha também se farão presentes.

Possibilidades para o câmbio não faltam e até mesmo um vazamento no fluido dele pode explicar os ruídos metálicos durante as trocas.

É importante ter consciência que os defeitos no conjunto do câmbio são naturais e inevitáveis. 

Mas, assim que aparecerem, esses barulhos jamais devem ser ignorados já que podem comprometer a caixa de câmbio como um todo, fazendo com que os gastos na mecânica sejam bem maiores.

Marcha escapando

E quando você engata as marchas e, por conta própria, elas escapam e retornam ao ponto morto?

marchas do carro

Aqui a raiz do problema pode ser o trambulador, que é o mecanismo responsável por enviar ao câmbio o movimento que o motorista faz na alavanca. 

Essa também é uma peça que sofre desgaste natural, mas esse desgaste pode ser acelerado quando o motorista tem vícios como o de descansar a mão sobre a alavanca.

Marcha arranhando, escapando ou diante de qualquer outro sinal que fuja da normalidade é sinal de uma mensagem em comum: é hora de procurar uma oficina mecânica para investigar o problema. 

Além de gastos mais altos, isso também vai ajudar a evitar riscos como colisões ou a necessidade de chamar o guincho inesperadamente.

Lembre-se: uma postura preventiva proporciona a direção segura, ajuda a manter outras peças íntegras e a segurança de quem roda com você.

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