Pneu Best

O que é Treadwear e qual sua importância na hora de escolher o pneu?

Dicas

Ao pesquisarmos por pneus para nosso carro, normalmente nos atemos às questões relacionadas ao aro, diâmetro e carga suportada. Porém, se você busca comprar pneus novos que te proporcionem uma boa duração, você deve dar atenção especial para o seguinte fator: o índice treadwear.

O que é Treadwear?

O treadwear é o índice que mede a durabilidade do piso de um pneu, sendo normalmente descrito em pneus que possam ser exportados para os Estados Unidos.

Para determinar esse índice de durabilidade são realizados testes em circuitos controlados, onde os pneus são utilizados e comparados em relação à sua taxa de desgaste da borracha.

O treadwear pode ser localizado na lateral do pneu, onde consta um número que indica a velocidade com que o pneu se desgasta.

treadwearnopneu

Esse índice pode variar entre 60 e 620, sendo 60 os pneus que se desgastam mais rápido, e 620 os pneus com a maior durabilidade. Para questões de comparação, podemos afirmar que por exemplo, um pneu com índice 100 dura 40% mais do que um pneu de índice 60, do mesmo modo que um pneu de índice 500 dura 5 vezes mais do que um pneu de índice 100.

Indicador TWI

Além do índice treadwear, uma outra forma de identificar o estado dos seus pneus é por meio do indicador TWI (Tread Wear Indicator).

O TWI é o indicador do desgaste de rodagem dos pneus, que pode facilmente ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos do pneu.

indicadortwi

Quando os sulcos chegam no nível do TWI, isso significa que o seu pneu possui 1,6 mm de desgaste. A partir desse nível, o seu pneu chega no nível máximo de desgaste permitido para circulação na via, podendo gerar multa grave e 5 pontos na carteira.

Esta atenção com o indicador TWI é muito importante para sua segurança, pois quando o pneu fica muito desgastado, o carro perde muita aderência e sofre grandes chances de aquaplanar em pistas molhadas.

Como escolher um pneu com o índice treadwear

Na busca por um bom negócio, sem dúvida você deve buscar pelos pneus com o mais alto índice de treadwear, pois ele são privilegiados com uma maior durabilidade e por isso eles são os mais buscados para equipar os veículos de passeio.

Porém, para aqueles que procuram por pneus esportivos, estes são voltados para outras características como a melhor aderência na pista e a maior tração, e portanto a durabilidade do pneu fica comprometida, requerendo trocas mais frequentes.

O índice Treadwear pode ser uma ótima forma de avaliar os pneus que você está buscando para o seu carro. Porém, esse índice é uma medida de teste, e muito da durabilidade do pneu depende da maneira que o motorista conduz.

O desgaste de um pneu é influenciado por diversos fatores como a calibragem correta, manutenção do veículo, alinhamento e balanceamento do conjunto roda/pneu e também das condições das vias que você costuma ou pretende percorrer.

Gostou das nossas dicas? Cadastre-se aqui e receba mais dicas e novidades para seu veículo.