O que é Treadwear e qual sua importância na hora de escolher o pneu?
O que é Treadwear e qual sua importância na hora de escolher o pneu?

Ao pesquisarmos por pneus para o nosso carro, normalmente nos atemos às questões relacionadas ao aro, diâmetro e carga suportada.

Porém, se você busca comprar pneus novos que proporcionem uma boa duração, deve dar uma atenção especial ao Índice Treadwear!

O que é Treadwear?

O Treadwear é o índice que mede a durabilidade do piso de um pneu, sendo uma medida que surgiu no mercado americano e que é considerada obrigatória por lá.

Para determinar esse índice de durabilidade, são realizados testes em circuitos controlados. Nesses testes os pneus são colocados à prova e comparados em relação à sua taxa de desgaste da borracha.

Para localizar o Treadwear, basta olhar a lateral do pneu: ali estará o número que indica uma projeção para a velocidade com que ele tende a desgastar.

Importante: embora esta medida referencie a durabilidade dos pneus, não significa que ela seja 100% exata.

Outro detalhe é que cada marca tem o seu próprio índice e, embora elas passem por boas inspeções, cada uma tem liberdade para utilizar os próprios parâmetros de cálculo.

treadwearnopneu

É possível fazer comparações por Treadwear?

O Treadwear pode variar entre 60 e 620, sendo 60 os pneus que se desgastam mais rápido e 620 os pneus com a maior durabilidade.

Mas, como ele varia de marca para marca e como são as próprias fabricantes que atribuem as notas, não adianta comparar índices de concorrentes diferentes.

É por isso que afirmar que um pneu com Treadwear de 200 de uma marca vai durar mais do que uma que tenha índice 100 é um erro!

Sendo assim, encare o índice como uma boa referência para comparar a durabilidade entre pneus da mesma marca!

Considerando essa lição, você pode pegar modelos diferentes (de uma mesma marca) e, aí sim, afirmar que um pneu com índice 100 possivelmente vai durar 40% mais do que um pneu de índice 60, por exemplo.

Indicador TWI

Além do Índice Treadwear, uma outra forma de identificar o estado dos seus pneus é por meio do indicador TWI (Tread Wear Indicator).

O TWI é o indicador do desgaste de rodagem dos pneus, que pode facilmente ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos.

indicadortwi

Quando os sulcos chegam no nível do TWI, isso significa que o seu pneu possui 1,6 mm de desgaste. A partir desse nível, o seu pneu chega ao máximo de desgaste permitido para circulação na via, podendo gerar multa grave e 5 pontos na carteira.

Esta atenção com o indicador TWI é muito importante para sua segurança, pois quando o pneu fica muito desgastado, o carro perde muita aderência e sofre grandes chances de aquaplanar em pistas molhadas.

Verificou que os pneus do seu carro já chegarem a esse estágio ou estão muito próximos? Então, está mais do que na hora de você passar na loja online da PneuBest e fazer a sua compra!

Como escolher um pneu com o índice Treadwear

Na busca por um bom negócio, sem dúvida você deve priorizar os pneus com o mais alto índice de Treadwear, pois eles tendem a ser privilegiados com uma maior durabilidade e por isso eles são os mais buscados para equipar os veículos de passeio.

Porém, para aqueles que procuram por pneus esportivos, estes são voltados para outras características como a melhor aderência na pista e a maior tração. Nesse caso, a durabilidade do pneu fica comprometida, requerendo trocas mais frequentes.

O Índice Treadwear pode sim ser uma ótima referência para avaliar os pneus que você está buscando para o seu carro.

No entanto, é preciso lembrar que o desgaste dos pneus tem muito a ver com as suas condições de utilização.

A calibragem correta com a quantidade de libras indicadas no manual do proprietário, a atenção ao balanceamento e ao alinhamento e as condições da estrada são alguns desses fatores.

Que tal dar play no nosso vídeo e revisar tudo o que acabou de aprender?

 

Procurando as melhores ofertas de pneus? Cadastre-se aqui e conte com a comodidade de recebê-las em seu e-mail!

Compartilhe esse post