Pneu Best

Saiba a hora certa para calibrar os pneus do seu veículo.

Dicas

E você, lembra qual foi a última vez que foi calibrar os pneus do seu veículo?

– Se você não lembra ou não tem certeza, saiba que manter a pressão dos pneus do carro abaixo do recomendado pelo fabricante pode comprometer o consumo de combustível, vida útil do pneu e ocasionar eventuais alterações na dirigibilidade do veículo.

Quando trafegamos com o pneu murcho, o motor precisa fazer mais força para se movimentar, o que representa um gasto de até 20% a mais de combustível, mas o mesmo acontece nos casos de pneus cheios a mais, ocasionando um desgaste excessivo do centro.

Confira nossas dicas para fazer a escolha certa na hora de calibrar seu veículo!

  • Frequência

Provavelmente seja a principal dúvida dos condutores, explicamos que é importante sempre estar atento ao aspecto geral do pneu, porém o recomendado é que o veículo seja calibrado toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias e, preferencialmente, com os pneus frios até o local em que será feito o procedimento.

Dica: Fique atento! Um pneu com aspecto de murcho aponta urgência na calibragem.

  • Calibragem correta

Cada carro tem uma pressão ideal, tanto para os pneus dianteiros quanto os traseiros e essas informações pode ser encontradas na parte interna da tampa de combustível, adesivo das portas dianteiras e manual de uso e manutenção do veículo. O manual informa também a necessidade de um aumento na calibragem no caso do bagageiro estar lotado e o número de passageiros ser elevado.

  • Locais

Na hora de calibrar, normalmente pensamos em postos de combustíveis, porém existem oficinas especializadas e, neste caso, os equipamentos costumam ser mais confiáveis, afinal contam com uma regulagem mais precisa e são ajustados com mais frequência.

Fique tranquilo! Pela facilidade e falta de tempo do dia-a-dia, você pode calibrar normalmente seu veículo em postos de combustíveis, o  importante é manter os  pneus sempre calibrados e de acordo com as especificações do manual.

  • Nitrogênio ou ar comprimido?

Pela facilidade, é comum encontrarmos na maioria dos postos de combustível apenas a opção com ar comprimido, porém a recomendação é calibrar com nitrogênio, pois ele mantém a pressão por mais tempo, gerando menos desgaste para o pneu.

Além disso, as calibragens podem também ser mais espaçadas.

Você gostou do nosso artigo? Cadastre-se para não perder nenhuma novidade e promoção!