Você lembra quando foi a última vez que foi calibrar os pneus do seu veículo?
Se não lembra ou não tem certeza, precisa saber que manter a pressão dos pneus do carro abaixo do recomendado pelo fabricante pode comprometer: o consumo de combustível, a vida útil do pneu e ainda ocasionar eventuais alterações na dirigibilidade do veículo.
A explicação vem da física. Quando estamos andando de carro existem duas forças que se opõe ao movimento: o atrito dos pneus com o solo e a resistência do ar.
Acontece que, quando trafegamos com o pneu murcho, o motor precisa fazer mais força para se movimentar. E essa força a mais representa um gasto ampliado de até 20% no combustível.
Investir em libras a mais também não é uma boa ideia, porque também haverá esforço adicional do motor e ainda desgaste excessivo no centro dos pneus.
É por isso que, calibrar os pneus do seu carro na hora certa e com as libras certas é tão importante!
Quanto às libras, a resposta varia de veículo para veículo e está sempre indicada no manual do proprietário.
Para o quesito hora certa, no entanto, siga as nossas nossas recomendações:
-
Frequência
A frequência ideal com que a calibragem deve ser feita geralmente é a principal dúvida dos condutores.
Estar atento ao aspecto geral do pneu é sempre muito importante, porém o recomendado é que os pneus do veículo passem pela calibragem toda semana.
Caso não seja possível manter esse cronograma, não ultrapasse o limite de 15 dias.
Lembre-se que rodar com os pneus murchos traz riscos importantes e você jamais deve ignorá-los!
Faça a calibragem assim que sair com o veículo de casa, pois o recomendado é que os pneus estejam frios para o procedimento.
Para que os pneus estejam frios é preciso que você não rode com o carro por mais do que 3 km.
Dica extra: Fique atento: um pneu com aspecto de murcho aponta urgência na calibragem.
-
Calibragem correta
Já adiantamos no início do artigo que cada carro tem uma pressão ideal. O que talvez você não saiba ainda é que as libras para os pneus dianteiros e para os traseiros também não são as mesmas.
Além do manual do proprietário, essas informações também podem ser consultadas na parte interna da tampa de combustível e no adesivo das portas dianteiras.
O manual é sempre a fonte de informação mais completa, pois indica ainda a necessidade de um aumento na calibragem no caso de o bagageiro estar lotado e o número de passageiros ser elevado.
Quem pensa que a calibragem incorreta não oferece riscos, precisa conhecer essa lista:
- Acidentes potencializados
- Detalonamento
- Perda de estabilidade e da capacidade de frenagem
- Suspensão e freios fora de alinhamento
- Mais poluição
-
Locais
Na hora de calibrar, normalmente pensamos em postos de combustíveis, porém existem oficinas especializadas e, neste caso, os equipamentos costumam ser mais confiáveis, afinal contam com uma regulagem mais precisa e são ajustados com mais frequência.
Fique tranquilo! Pela facilidade e falta de tempo do dia a dia, você pode calibrar normalmente seu veículo em postos de combustíveis.
O mais importante é manter os pneus sempre calibrados e de acordo com as especificações para o seu veículo.
-
Nitrogênio ou ar comprimido?
Pela facilidade, é comum encontrarmos na maioria dos postos de combustível apenas a opção com ar comprimido.
Mas você sabia que o ideal é calibrar os pneus com nitrogênio? A justificativa para isso é que o nitrogênio mantém a pressão por mais tempo, gerando menos desgaste para os pneus.
Além disso, em caso de utilizar o nitrogênio, a frequência das calibragens poderá ser mais espaçada.
Gostou do nosso artigo? Semanalmente tem muitos conteúdos novos por aqui! Aproveite e cadastre-se aqui para não perder nenhuma novidade e promoção.