3 Riscos de rodar com pneu murcho que você não deve ignorar
3 Riscos de rodar com pneu murcho que você não deve ignorar

Você checa a pressão dos pneus semanalmente, ou no máximo a cada 15 dias, mas mesmo assim percebeu que eles estão murchando em uma velocidade que não acompanha as calibragens?

A causa desse inconveniente pode envolver uma série de fatores como perfuração por objetos da estrada, passagem de ar através da borracha e até mesmo a temperatura, já que nos dias mais frios a tendência é que os pneus percam mais ar.

A calibragem insuficiente é outra possível causa para o pneu murcho. Como nem sempre é fácil identificar o que está causando o problema, o melhor mesmo é procurar ajuda especializada. 

Se você acha que um pneu murcho não representa muitos problemas, precisa conhecer esses 3 riscos que lhe farão mudar de ideia

1 Risco de acidentes

O primeiro risco de um pneu murcho para acender o alerta de que o problema deve ser resolvido o quanto antes são as panes.

Por não estar nas condições ideais de funcionamento, o item precisa trabalhar mais e, nesse processo, acontece a geração de calor excessivo. Esta pode ser a porta de entrada para desencadear uma pane no veículo. 

Só para você ter uma ideia do que isso representa para a segurança do motorista e dos passageiros, saiba que um veículo em alta velocidade e um pneu murcho são a combinação perfeita para o item, por exemplo, sobreaquecer e explodir

Outra situação que também pode acontecer é o pneu sair completamente da roda.

Além disso, a falta de aderência no contato com o solo também prejudica a entrada nas curvas (que se torna muito mais lenta e desalinhada) e a eficiência das frenagens.

2 Redução da durabilidade do pneu

Rodar com pneus murchos é a primeira condição para ter como resultado um desgaste prematuro e irregular.

Já dissemos que a falta de pressão distorce a aderência com o solo. Só que, além do risco de acidentes, essa também é a condição perfeita para acelerar o desgaste das bordas externas (ou ombros) do pneu.

E não para por aí: pneus murchos também podem sofrer alterações na estrutura externa e deformidades, como bolhas e vãos, pedindo uma troca imediata.

3 Aumento no gasto de combustível

Quando os pneus estão murchos o motor do veículo precisa trabalhar mais para compensar.

Além disso, nessa condição, a resistência ao rolamento também aumenta e esse é um aumento que não vem sozinho: ficará visível também quando você estiver diante da bomba de combustível.

Viu como os riscos de rodar com um pneu murcho são muito maiores do que dedicar um tempo para investigar o problema?

Caso a troca seja inevitável, aproveite os melhores preços do mercado fechando seu negócio com a PneuBest.

Compartilhe esse post