Pressão dos pneus: eles realmente murcham mais no inverno?
Pressão dos pneus: eles realmente murcham mais no inverno?

Você sabia que a cada 10°C a menos na temperatura, os pneus podem perder de 1 a 2 libras?

Isso significa que a sensação de pneus murchando mais rápido no inverno é real.

Não quer dizer que o frio faça a quantidade de ar diminuir dentro dos pneus, o que diminui mesmo é a pressão.

Ficou confuso com essa história? Então embarque com a gente pelas linhas deste artigo, nós vamos explicar melhor e logo você entenderá a importância de redobrar a atenção com os pneus neste período do ano!

A importância de manter os pneus na pressão correta

Se fez uma parada no artigo “Quais são os riscos de calibrar os pneus incorretamente?”, você já sabe que a pressão ideal dos pneus do seu carro está indicada no manual do proprietário.

Por isso, nada de ter números fechados como 28 ou 30 libras, por exemplo. A definição vai variar de acordo com o aro e também vai mudar conforme o peso embarcado no veículo.

Portanto, primeiro cheque essas informações, e daí então faça a calibragem dos pneus.

Outra ressalva importante: faça a calibragem sempre com os pneus frios. Um pneu frio é aquele que não rodou nas últimas quatro horas e permanecerá neste estado se você não percorrer mais do que 3 quilômetros para chegar até o local da calibragem.

Lembre-se ainda de examinar e calibrar o estepe, considerando uma pressão de até 5 Libras por Polegada Quadrada (a famosa sigla “psi”) superior aos pneus que estão sendo utilizados.

Os cuidados com a calibragem do carro são semelhantes aos pneus da moto, com apenas uma ressalva. É que, no caso das motos, o pneu da frente deverá ser calibrado com menos libras.

Rodar por aí com a quantidade correta de libras fará você gastar combustível adequadamente, é importante para a sua segurança e a dos passageiros e ainda ajuda a aumentar o tempo de vida útil dos pneus. Viu como motivos não faltam?

Por que a pressão dos pneus diminui no inverno?

Tanto o calor quanto o frio exercem influência sobre as libras dos pneus. Sob a incidência da luz solar direta, em um dia quente de verão, por exemplo, a pressão dos pneus pode aumentar porque o ar se expande.

O aumento da pressão, no entanto, é mais leve do que a diminuição, fenômeno que acontece nos dias frios, especialmente quando a temperatura cai bruscamente. 

São fenômenos que a física explica! Por mais que o ar de dentro dos pneus esteja protegido pela a estrutura e que o bico da tampa esteja bem fechado, ainda assim a temperatura baixa do ambiente é capaz de comprimir o ar.

Sendo assim, o que acontece com os pneus não é exatamente a perda da pressão, mas a compressão do ar. É por isso que você observa o aspecto murcho com mais frequência agora do que no verão!

A boa notícia é que esse é um problema fácil de resolver: basta você aumentar a quantidade de aferições diante do calibrador e regular conforme a necessidade que o fabricante do seu carro ou moto indica. 

Costumava fazer a calibragem de 15 em 15 dias? Neste período, diminua para uma semana ou sempre que notar que os pneus estão murchos.

Por fim, não esqueça de seguir o passo a passo da calibragem, que é composto por esses três pontos essenciais:

1. Calibre o pneu com o automóvel totalmente vazio

2. Encha os quatro pneus em uso. Não se esqueça do estepe. 

3. Verifique qual é a pressão indicada para o seu veículo e siga essa orientação.

Gostou das dicas? Apostamos que você vai gostar ainda mais de saber que pode comprar os pneus online, com segurança, garantia e economia!

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