Pouca idade, mas muito talento. Isso é o que define Antonella Bassani, protagonista de mais um feito histórico no automobilismo nacional.
A jovem catarinense de apenas 17 anos se tornou a 1ª mulher a conquistar a Porsche Cup, na tarde deste domingo, dia 04/06/2023.
Abaixo, mostraremos os detalhes dessa vitória, além de outras informações complementares.
Bora ver como a nossa talentosa patrocinada garantiu essa conquista? Então vem com a PneuBest!
Como foi a conquista de Antonella Bassani na Porsche Cup Brasil
Após ter conquistado a pole position (primeira mulher a realizar tal feito também) na sessão de qualificação da Sprint Challenge no Autódromo de Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), Antonella Bassani fez algo ainda mais histórico.
Em seus mais de 19 anos de existência e 451 corridas realizadas, a Porsche Cup Brasil jamais havia condecorado uma mulher em 1º lugar, até Antonella aparecer.
Pioneira integrante do programa Young Racing Academy, lançado pela categoria em 2023, a pilota largou em primeiro lugar e liderou todas as voltas da prova, com direito a melhor volta da corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
Em seus próprios termos e com muita emoção, foi assim que Antonella descreveu sua vitória histórica na tarde de 04 de junho de 2023:
“Eu ainda não tenho noção do tanto que isso representa. No Velocitta fiz a primeira pole de uma mulher na Porsche Cup Brasil e agora essa vitória… Isso é para provar que lugar de mulher é onde ela quiser.”
Ela ainda dedicou a conquista às mulheres do automobilismo e à sua equipe, a qual também é composta somente por mulheres.
Veja mais detalhes sobre tudo isso no vídeo abaixo, produzido pelo Canal “Elas na Pista”.
Vitórias já conquistadas pela Antonella na Porsche Cup Brasil
- P1 (1º lugar) no Autódromo Internacional Ayrton Senna – Goiânia;
- P2 no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) – São Paulo;
- P3 no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) com Grid invertido – São Paulo.
Outras conquistas de Antonella
Antonella Bassani coleciona inúmeras outras conquistas, além da pole na Porsche Cup.
Em 2021, ela participou da 5ª edição do Campeonato Brasileiro de Rotax, competição organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que é filiada à Federação Internacional do Automóvel (FIA).
As categorias tradicionais do Brasileiro de Rotax são: Rotax Micro Max/ Rotax Mini Max, Rotax Junior Max, Rotax Max/Masters e Rotax DD2 Max/ Masters.
Cada uma dessas categorias contou com três provas classificatórias e uma final em suas programações.
O Campeonato aconteceu junto com o Campeonato Brasileiro de Kart Endurance no kartódromo de Itu, interior de São Paulo e a jovem terminou entre os 5 na categoria Rotax Junior Max.
Em 2017, Antonella participou do Rotax Max Challenge Grand Finals, disputa conhecida como as Olimpíadas do Kart, em Portimão, Portugal.
Entre 36 competidores do grid, a jovem encerrou a sua primeira experiência correndo na Europa em 8º lugar.
A pilota também já correu em duas edições do FIA Girls on Track – Rising Stars, que em 2021 aconteceu na França.
Em 2020, Antonella concluiu a competição no grupo das quatro finalistas, nesta que é uma iniciativa da FIA em parceria com a Ferrari Driver Academy, para incentivar e apoiar as mulheres no automobilismo.
A jovem, natural de Concórdia, conta com apoio da PneuBest e diversas outras patrocinadoras.
É extremamente gratificante perceber que nossos incentivos ajudam jovens como Antonella a rodarem o que há de melhor dentro de si (nesse caso, fora também, né?).
O esporte precisa de incentivo, ainda mais se tratando das categorias femininas, que estão começando a ganhar o destaque que merecem.
Com a certeza de que este foi apenas mais um feito incrível de muitos que estão por vir, seguimos torcendo pela nossa querida Antonella.