É ruim utilizar pneus de marcas diferentes?
É ruim utilizar pneus de marcas diferentes?

Mitos e verdades não faltam quando os pneus são o assunto da conversa. Quando está precisando trocar apenas dianteiros, por exemplo, que tendem a desgastar mais rápido do que os traseiros por conta do peso de componentes como o motor, você já se perguntou se existe problema em colocar pneus de marcas diferentes?

A resposta é sim, é ruim utilizar pneus de marcas diferentes. A justificativa não tem nada a ver com ser fiel a uma determinada marca.

Ela está relacionada com o fato de que cada modelo de pneu é fabricado a partir de um molde distinto.

A explicação dos especialistas é que cada modelo e medida de pneu têm sua próprias características de desenho e construção, isso faz com que o desempenho também mude. 

É por isso que o uso de pneus diferentes no veículo acaba por desequilibrar o conjunto, influindo no comportamento e na dirigibilidade.

Pneus de marcas diferentes comprometem a estabilidade

A compra dos pneus é uma decisão muito séria e deve ser sempre tratada como tal.

É que a segurança de todos os ocupantes do veículo depende muito deles, que como já ressaltamos aqui, são os únicos componentes do veículo em contato direto com o solo.

E como os moldes de cada fabricante mudam, cada marca de pneu também apresenta uma banda de rodagem própria.

Mergulhando mais fundo na questão, isso significa dizer que cada modelo de pneu tem suas próprias características de aderência ao solo. 

Quando todos os itens possuem as mesmas características, a estabilidade do veículo é favorecida.

Todos os pneus do mesmo modelo

Zelar pela segurança na hora de trafegar por aí, no entanto, não tem a ver só com manter os quatro pneus do carro com a mesma marca.

É preciso tomar outro cuidado importante: escolher sempre pneus do mesmo modelo.

O diâmetro do pneu em polegadas, sua largura em milímetros e a altura da banda de rodagem em porcentagem da largura. 

Muito antes de irem parar nos pneus, todas essas informações (que dizem respeito ao modelo dos pneus indicado para o seu carro), devem ser checadas no Manual do Fabricante.

Aliás, você já se certificou que sabe ler todos os dados presentes nos pneus do seu carro?

É preciso fazer sempre a troca completa dos pneus?

Os quatro pneus dificilmente estarão no mesmo nível de desgaste. É por isso que, para aumentar a durabilidade, o rodízio é sempre indicado.

Mesmo assim, a necessidade de trocar todos os pneus de uma vez nem sempre existe.

É por isso que, não sendo possível manter todos os pneus do veículo idênticos, uma solução mais segura é ter pelo menos no mesmo eixo pneus de mesma marca e modelo. Isso garantirá o equilíbrio entre as rodas.

Agora que já se certificou que realmente é ruim utilizar pneus de marcas diferentes, que tal descobrir se está na hora de realizar a troca? Esta resposta está esperando por você no artigo “O QUE É TREADWEAR E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NA HORA DE ESCOLHER O PNEU?”.

Compartilhe esse post