Assim como uma criança, você deve levar o cuidado com o radiador do seu veículo na brincadeira, não é mesmo?
Pois é, mas não deveria. Até porque a função do radiador é extremamente vital para um veículo e influencia diretamente na sua vida útil e na aparição de problemas “inexplicáveis” no motor.
Pensando nisso, a PneuBest preparou mais um conteúdo completo, que fará você entender por que este componente merece ser levado a sério.
Confira logo abaixo!
Entenda a função do radiador no sistema de arrefecimento
A principal função do radiador é dissipar o calor da água para manter a temperatura do motor sob controle, enquanto o veículo estiver em movimento.
O núcleo deste componente possui diversos canais, com formato de colmeia ou tubos, que possibilitam a passagem do ar. Outro ponto interessante sobre o radiador, é que quanto maior for a sua estrutura, maior é a sua eficiência no processo.
A passagem do ar resfria o calor do líquido de arrefecimento (água + aditivo presente no radiador), que por sua vez, ajuda a resfriar outros equipamentos internos do veículo, principalmente, o motor.
No caso de radiadores automotivos, existe um conjunto de ventoinhas que também trabalham enquanto o carro está em movimento para ajudar a resfriá-lo.
A importância do aditivo na água do radiador
Agora que você já conhece a função do radiador é preciso alertá-lo sobre alguns pontos importantes.
A primeira coisa é: não basta somente colocar água no radiador.
Inclusive, muitas pessoas têm o costume de somente preencher com água o reservatório, no momento em que o seu nível está baixo, sendo que é preciso haver um outro elemento na mistura: o aditivo.
Ao colocar somente água, você estará cometendo um grave erro. Isso porque a água não tem potencial suficiente para resfriar todo o equipamento sozinha. O que acaba gerando futuros problemas no motor e em outros componentes internos.
Além disso, quando o líquido de arrefecimento é insuficiente para resfriar o sistema, pode ocorrer o superaquecimento ou a fundição do motor. Danos graves os quais geram altos custos para serem reparados.
Por isso, o aditivo é necessário. Ele tem a função de elevar o ponto de ebulição da água e reduzir a temperatura de congelamento.
Dessa forma, a água passa a ferver a partir de uma temperatura muito maior do que a normal, além de evitar o seu congelamento quando a temperatura estiver muito baixa.
Ou seja, para que o radiador opere com eficiência e mantenha a integridade dos sistemas internos é necessário que a água possua algum aditivo na sua composição.
De preferência, o estipulado pela fabricante do carro, para que não haja nenhum problema de incompatibilidade (consulte o manual).
Talvez, você tenha chegado até aqui e pensado consigo mesmo: “Caramba, não sabia disso.”
Ainda bem que a PneuBest está sempre perto de você, para te ajudar a ter mais cuidado com o seu “brinquedo” predileto.
Cuidados com o radiador
Além de cuidar do ponto mencionado anteriormente, é interessante que você possua alguns cuidados extras com este equipamento, a fim de garantir a sua plena funcionalidade.
Como por exemplo:
- Verificar o compartimento no mínimo uma vez por semana para checar se não há nenhum problema, assim como o nível da água;
- Fazer limpezas periódicas no equipamento, pois a sujeira compromete a eficiência do líquido de arrefecimento (evite deixar a coloração da água ficar marrom);
- Sempre colocar o aditivo estipulado pela fabricante.
Por fim, estas foram as dicas do conteúdo de hoje. Esperamos que você tenha feito a sua lição de casa, aprendendo a função do radiador e a importância de manter alguns cuidados com este componente.
No demais, saiba que a PneuBest está sempre às ordens para deixar o seu veículo com os pneus brilhando (de novos, é claro).
Acesse a nossa loja e confira nossas ofertas, caso esteja precisando de uma troca.
Lembrando que compras feitas pelo Pix possuem 6% de desconto. Por isso, aproveite a oportunidade!