Você já sabe que quando algo não vai bem o veículo dá sinais e que muitos problemas podem ser descobertos (alguns até solucionados) em casa mesmo.
Prevenir é sempre melhor do que remediar e esse ditado faz muito sentido para falar da conta da manutenção do carro.
É fato que os custos com impostos, seguro e combustível são inevitáveis, mas, para diminuir a conta na mecânica existem 3 maneiras eficazes que você vai descobrir hoje!
1 – Escolha um bom combustível
Cuidado para a preocupação com a economia de combustível não fazer a conta com a mecânica subir.
É que abastecer com gasolina de má qualidade ou adulterada pode desencadear muitos problemas. O motor é o primeiro a sofrer as consequências.
Falhas e problemas de aceleração são as principais formas que ele encontrará para dizer que o combustível não é de qualidade.
Mas não é só isso. Uma gasolina ruim é o gatilho para o entupimento de algumas peças do carro, a exemplo de bicos injetores, válvulas, velas, entre outras. Todas elas são capazes de causar panes perigosas para o veículo.
Uma boa inspeção visual nunca é demais! Verifique se as bombas estão lacradas e se contém os selos da ANP e do Inmetro.
Também desconfie de preços muito abaixo do mercado e, saiba que antes de arriscar, você pode solicitar o teste de proveta.
2 – Cuide dos pneus
A gente não cansa de dizer que, apesar de parecerem itens simples, os pneus são o único ponto de contato do veículo com o solo.
Quem, literalmente, faz a máquina girar precisa de muito mais do que um minuto de atenção!
Por isso, depois de fazer a sua melhor escolha, aqui na loja online da PneuBest, mantenha a calibragem sempre em dia.
A calibragem correta fará com que os pneus durem mais e também vai impactar na redução dos custos com combustível!
Para além da calibragem, o rodízio dos pneus é outra boa prática. Isso vai garantir o desgaste uniforme dos pneus e a melhor performance do veículo.
Embora a tentação de encher o carro para as férias seja grande, você precisa respeitar sempre o peso que os pneus são capazes de suportar
3 – Troque as marchas corretamente
A troca das marchas deve seguir o ritmo do desenvolvimento do motor. Se precisar diminuir a velocidade, considere fazer a redução pelo câmbio. Com isso, você evita frenagens desnecessárias e poupa esse componente também.
Aliás, frenagens bruscas são capazes de comprometer todo o sistema de freios. Rodas, pastilhas, lonas, suspensões e até a transmissão podem sofrer com a irregularidade do uso do pedal.
A banguela é outro péssimo hábito. Ao manter o carro em ponto morto em descidas, você corta o fornecimento de combustível. Isso leva ao aumento do desgaste de componentes como a bomba e os injetores de combustível, por exemplo.
Cuidado redobrado com as velocidades muito altas. Além de serem perigosas, elas também provocam maior atrito entre as partes móveis. A consequência prática é o maior desgaste de componentes do motor, da transmissão e, especialmente, da suspensão.
Para reduzir os custos com a manutenção do carro use, sempre que possível, o freio motor, mantenha o carro nas marchas certas e na velocidade compatível.
Manutenção do carro combina com prevenção!
Agora que você já viu que para diminuir os custos com a manutenção do carro precisa adotar pequenos, mas importantes hábitos, lembre-se ainda de:
- Cuidar do alinhamento e do balanceamento;
- Respeitar os prazos da troca do óleo;
- Fazer a troca dos filtros de ar e do óleo;
- Manter o radiador preenchido conforme o indicado;
- Trocar o filtro de combustível sempre que for necessário;
- Evitar rodar com velas de ignição desgastadas.
Muito mais do que economia, a manutenção do carro também vai impactar de forma importante sobre a sua segurança e sobre a segurança de quem roda com você.
Comece o ano apostando nessa conta de valores positivos ao efetuar a compra dos novos pneus para o seu carro aqui na PneuBest!