Como perder o medo de dirigir? 5 formas de acabar com esta fobia!
Como perder o medo de dirigir? 5 formas de acabar com esta fobia!

O medo de dirigir faz você tremer sem parar? Saiba que isso é mais comum do que você pensa.

4 a cada 10 pessoas relatam que tiveram muitas dificuldades quando estavam aprendendo a dirigir. Apesar disso, a maioria delas enfrentaram as adversidades e se acostumaram com o processo.

É com isso que a Pneubest pretende te ajudar através deste conteúdo. Aqui, você irá aprender como perder o medo de dirigir através de cinco práticas efetivas.

Bora vencer esse medo e ser feliz na estrada? Então acompanhe o restante do texto!

Motivos que levam as pessoas a desenvolverem este medo

Conhecido também como amaxofobia, este é um problema que assola diversas pessoas ao redor do mundo. 

Apesar desta fobia ter uma nomenclatura própria, ela geralmente se desenvolve através de outros sintomas e comportamentos, os quais iremos comentar logo abaixo.

Ansiedade

Não é novidade para ninguém que a ansiedade lidera o pódio das patologias de origem psicológica.

O medo de dirigir, geralmente está ligado a um problema de ansiedade, devido a pessoa se sentir pressionada a conduzir o veículo sem cometer erros, sejam eles leves ou graves.

Essa condição se desenvolve, na maioria das vezes, no processo de aprendizagem, principalmente na autoescola.

Para muitas pessoas a primeira aula de direção é traumática, assim como o teste prático para a obtenção da CNH. Inclusive, essa prova costuma gerar um nervosismo absurdo, o qual é muito difícil de lidar.

Se você passou no teste, deve se lembrar como foi o processo, né? Os pés tremendo, as mãos suando, a vontade de terminar a prova o mais rápido possível sem cometer erros. Pois então, é a ansiedade agindo em seu auge.

Insegurança

A insegurança é outro problema bem comum por trás do medo de dirigir. Pessoas inseguras sentem a necessidade de ter tudo sob controle, mesmo aquilo que elas não dominam.

É aí que está o “x” da questão. Como ter controle sobre algo que você não tem tanto conhecimento prático? É impossível.

Mesmo assim, essas pessoas se torturam, fazendo autocobranças demasiadamente elevadas e no momento em que precisam focar na aprendizagem, elas ficam muito ansiosas para tal.

Elas imaginam a melhor conduta (síndrome da “perfeição”) em sua mente e acabam falhando, justamente por terem uma expectativa incoerente com a realidade de um iniciante.

Essa é a parte onde você lê e reflete consigo mesmo: “é bem isso aí!”

Medo de se envolver em batidas ou acidentes

O medo de dirigir pode ser apenas uma resposta a receios maiores, como o de se envolver em batidas ou acidentes.

Geralmente, isso se explica pela pessoa ter passado por alguma experiência correlacionada. Um acidente que aconteceu quando estava de carona ou acontecimentos similares no núcleo familiar são bons exemplos disso.

Porém, na maioria das vezes, este medo possui motivos infundados, sendo apenas um reflexo da personalidade de uma pessoa acostumada a evitar riscos.

Por achar que algo assim pode acontecer, ela passa a ter uma ansiedade muito grande com o ato de dirigir. 

E aí, com quantos desses motivos você se identificou? 

Mesmo que tenha respondido “todos eles”, fique tranquilo, porque no próximo tópico iremos apresentar algumas práticas que irão te ajudar a superar este medo.

perdendo o medo de dirigir

Como perder o medo de dirigir: 5 práticas que irão te ajudar a superar esta fobia

1 – Faça novas aulas de direção

Acredite, há muitas pessoas que mesmo após obterem a carteira de habilitação, evitam a prática, e nem precisamos comentar o quanto isso é péssimo.

Para vencer o medo de dirigir você precisa praticar. Sabia que habilitados também podem fazer aulas práticas de autoescola? É isso mesmo!

Assim como no processo de obter a habilitação, você pode agendar novas aulas e trabalhar nas suas dificuldades.

É uma prática segura e eficaz, que te ajudará a superar seus pontos fracos e o seu medo de dirigir.

2 – Pratique em locais calmos, sem muito movimento

Essa dica complementa a primeira, se você for habilitado, é claro. Encontrar locais calmos para conduzir o veículo é algo muito benéfico. 

Você pode selecionar bairros da sua cidade onde não há muito movimento de veículos para treinar. Ao definir este local, você deve criar uma rota completa de desafios.

Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar o ponto da embreagem e acelerar para fazer o arranque (em carros manuais). Se este é o seu caso, treine fazendo paradas, principalmente em subidas.

As duas primeiras dicas foram sobre prática, né? Sabe por que? Porque o único meio de você perder o medo de dirigir é se sentir seguro conduzindo, sem cometer erros.

Como você consegue isso? Através de muita prática. Inclusive, isso lembra uma famosa frase de autoria desconhecida:

“Não treine para acertar, treine até que seja impossível errar.”

3 – Retire a pressão sobre si mesmo

Tão importante quanto praticar, é não colocar uma enorme pressão sobre si mesmo.

Não queira que as coisas aconteçam perfeitamente ou de forma rápida. O seu medo de dirigir não vai sumir da noite para o dia.

É um processo que leva tempo. Por isso, vá com calma e tenha paciência com a sua evolução.

Aos poucos você vai pegando o jeito, e acredite, vai chegar um momento no qual o medo de dirigir será apenas uma lembrança.

4 – Não pense no pior

O medo faz você criar situações irreais na sua cabeça. É daí que surge tanta ansiedade.

Imaginar que você pode sofrer um acidente ou que pode bater o carro, por exemplo, pode acabar te deixando paranóico, fazendo com que você evite dirigir a todo custo.

Então concentre-se em remover esses pensamentos da sua mente, pois a probabilidade disso acontecer é baixa (ainda mais se você dirigir de forma cautelosa).

Isso é somente um mecanismo de defesa usado pelo nosso cérebro, para que a gente não confronte os nossos medos (processo conhecido como autossabotagem).

Quer dirigir sem sentir medo um dia? Então você precisa encará-lo!

5 – Faça terapia para investigar as raízes do medo de dirigir

Se você sente que o seu medo é muito grande e que não vai conseguir vencê-lo sozinho, procure ajuda de um profissional especializado.

Em algumas situações, a causa pode ser muito mais profunda. Somente através da investigação terapêutica será possível identificar as raízes do medo.

Ademais, reconhecemos que o medo de dirigir não é um problema tão simples de ser resolvido. Algumas pessoas terão mais dificuldades do que outras no processo de superação.

No entanto, é preciso perseverar até o fim para vencer o medo de dirigir e esperamos que o nosso conteúdo tenha fornecido dicas o suficiente para te ajudar nessa jornada.

Afinal, é isso o que fazemos pelos nossos parceiros de estrada.

Aliás, já conhecia a Pneubest?

Somos uma das maiores lojas online de pneus do Brasil. Aqui, você encontra pneus importados de altíssima qualidade pelo melhor custo x benefício.

Visite o nosso site e conheça um pouco a nossa estrutura!

Ou então, saiba mais sobre algumas de nossas marcas conferindo o texto abaixo.

Top 7 das melhores marcas de pneus importados.

Compartilhe esse post