Fundamental para o funcionamento de um veículo, o motor de arranque costuma apresentar alguns sinais quando está com defeito. Gostaria de saber quais são eles? Então você chegou no lugar certo.
Neste conteúdo, iremos mostrar os principais indícios de problemas no componente, além de outras informações relevantes sobre o item.
Pronto para tirar todas as suas dúvidas? Então acompanhe o restante do texto!
Como o motor de arranque funciona?
Conhecido também como motor de partida, este item é basicamente um motor elétrico composto por escovas, cuja função é transformar energia elétrica em energia mecânica.
Sua alimentação é feita pelos cabos conectados à bateria do automóvel, a qual ocorre no momento em que o motorista gira a chave na cabine.
O motor de arranque é formado por nove peças: bobinas de campo, massas polares, carcaça, induzido, suporte de escovas, pinhão de engrenamento, tampas, solenóide e alavanca de acionamento.
Após realizar a mencionada função, este componente “paralisa” por completo, mesmo enquanto o veículo está em funcionamento.
De forma resumida, o motor de arranque possui as seguintes funções: transformar energia elétrica em energia mecânica; produzir movimento de rotação e o torque inicial para vencer o atrito interno do motor de combustão e operar em corrente contínua.
Para mais detalhes sobre o funcionamento deste componente, acesse o conteúdo abaixo!
Motor de partida: como funciona?
Principais sinais de defeito
1 – Partida demorada
Este problema pode sinalizar o desgaste das escovas no motor de arranque.
Quando estes itens estão consideravelmente desgastados, a condução de energia para o induzido fica prejudicada, o que por sua vez, gera um atraso na partida do veículo (o famoso barulho de “motor engasgando”).
2 – O carro não liga
Nem sempre este transtorno tem a ver com a falta de energia na bateria do carro. Às vezes, isso ocorre devido a problemas no motor de arranque.
Se ao ligar a chave você não ouvir nenhum sinal de atividade, é provável que o motor de arranque tenha sofrido uma pane geral.
3 – Estalos e barulhos estranhos
Esse problema geralmente causa um susto no dono do carro. Assim que o condutor gira a chave, ele escuta um estalido metálico bem perceptível, mas não obtém nenhuma resposta do carro.
Algo que pode estar relacionado ao solenóide, que não consegue conectar as engrenagens do bendix com as do volante, assim impedindo o acionamento do motor de arranque.
4 – Marcas de óleo no chão
Por último, mas não menos importante, marcas de vazamento de óleo no chão também podem indicar problemas no motor de arranque.
Afinal, a falta de cuidado com o óleo pode prejudicar todo o veículo, aumentando o atrito entre as peças, inclusive nas do motor de partida.
Por isso, é extremamente importante ficar atento com o nível de óleo, bem como o prazo para a realização da troca do mesmo.
Ademais, ao perceber qualquer um desses sinais, recomendamos que encaminhe o seu veículo para a mecânica de sua preferência o mais rápido possível.
Afinal, somente um profissional capacitado conseguirá identificar o problema com precisão e repará-lo devidamente.
E então, dúvidas respondidas? Esperamos que sim!
Aliás, já tinha acessado o site da Pneubest alguma vez? Caso não saiba, aqui, você encontra pneus importados de alta qualidade por preços extremamente acessíveis.
Caso seja um visitante de “primeira viagem”, acesse o nosso site e comprove essa informação por si mesmo!