Você também já teve dúvidas na hora da compra dos pneus para o seu caminhão? Essa realmente pode ser uma decisão bem complicada. Afinal, quem é caminhoneiro sabe: se escolher 4 pneus já é difícil, imagine 12?
Liso, liso misto, borrachudo ou borrachudo misto: você já ficou em dúvida ao se ver diante dessas opções?
Além disso, já parou para perguntar se precisa instalar os mesmos tipos de pneus em todos os eixos do caminhão?
Se essas são perguntas que já passaram pela sua cabeça, chegou a hora de saber mais sobre a posição de rodagem e como os termos “direcional” e “tração” devem impactar na sua decisão.
Pneu para caminhão: uma escolha de peso
Pneu para caminhão não é tudo igual. Por isso, quando estiver pesquisando, lembre-se de que eles vão passar a maior parte do tempo do dia (e da noite) sendo colocados à prova.
Parta do princípio que essa é uma decisão a ser tomada com o peso que merece e isso vai muito além de simplesmente comparar preços!
Escolher o pneu errado, para você ou para a sua frota, poderá causar prejuízos que vão dos desgastes desnecessários até o aumento do risco de acidentes.
Isso sem falar na economia de combustível e na tentativa de prolongar a vida útil do conjunto, intenções que todo o caminhoneiro leva na boleia.
Quais são os cuidados mais importantes então? Sem dúvida respeitar o modelo do veículo, o tipo de carga que vai transportar e as características básicas do produto para atender às necessidades operacionais do caminhoneiro da melhor forma.
É quando falamos nas necessidades operacionais, um dos aspectos que precisamos considerar é a posição de rodagem!
Pneus de tração e direcionais
Dentro da classificação dos pneus direcionais encontram-se os lisos e os lisos mistos. Esses são modelos que possuem sulcos e raias longitudinais, favorecendo a dirigibilidade.
Nossa recomendação é para que você opte por modelos lisos, de preferência nos pneus da frente, caso vá trafegar principalmente em vias pavimentadas.
Já um liso misto pode ser usado tanto no asfalto quanto nas estradas de chão. A melhor aplicação para esse modelo também é nos pneus da frente.
Os pneus de tração, por outro lado, devem ser montados sempre nos eixos de tração. Popularmente conhecidos como “borrachudos”, eles possuem blocos ou barras na estrutura e contam com sulcos e raias transversais.
Tais características, explicam como os pneus borrachudos transferem e controlam as forças tangenciais por meio das barras transversais da banda de rodagem.
A aplicação de um borrachudo é para vias pavimentadas, quando se deseja ter a função de tracionar.
Para contar com função de tracionar, porém fora da estrada, a indicação que damos é para você optar por um borrachudo misto.
Diferentes posições de rodagem no mesmo eixo
Sejam simples, duplos ou triplos, os eixos são o local de instalação das rodas do caminhão e ligam os pneus de uma lateral a outra.
Combinar pneus lisos nos eixos dianteiros com pneus borrachudos nos eixos traseiros ou lisos mistos com borrachudos mistos são escolhas possíveis e até recomendadas para garantir o melhor desempenho do bruto na estrada.
O que você não deve fazer é misturar pneus de diferentes tamanhos e tipos no mesmo eixo, exceto quando uma especificação diferente seja dada pelo fabricante do veículo.
Encontrou as respostas que buscava? Então chegou a hora de achar o pneu certo para o seu caminhão, na loja online da PneuBest!