E o verão chegou! Pronto para pôr os pés na areia? E os seus pneus, também estão?
Saiba que para você relaxar e curtir o máximo a sua praia, é importante que você tome os devidos cuidados ao colocar seus pneus em terrenos arenosos.
Mas fique tranquilo, nós vamos te dar algumas dicas para que você preserve-os e aproveite o máximo das suas férias.
Não sobrecarregue o veículo
Quando dirigimos para o litoral, o nosso carro acaba sofrendo um considerável aumento de carga: entre passageiros adicionais e volumes de bagagem, o peso do carro pode acabar aumentando em até 500kg.
É muito importante que você siga as recomendações de carga do seu veículo e de seus pneus, pois os riscos do excesso de carga podem trazer danificações e acabar te deixando com o carro atolado na areia, portanto…
Não fique atolado
Atolar o carro na areia é uma situação sempre desconfortável que tira o sossego de qualquer motorista.
As condições da areia na praia podem mudar várias vezes no percurso, portanto, busque sempre dirigir na areia mais firme possível.
Dirigir na maré baixa, quando a areia se apresenta mais plana, pode ser mais seguro para seu veículo, uma boa dica para aumentar a sua aderência na pista é…
Diminua a pressão dos pneus
Quando o seu veículo está em pisos mais “fofos”, ele tende a “mergulhar” quando estão com uma calibragem padrão do veículo em vias pavimentadas.
Com uma pressão menor nos pneus, a banda de rodagem se espalha melhor no piso e facilita que o carro rode naturalmente.
Em estradas arenosas você pode diminuir a pressão dos seus pneus em duas ou três libras para que o carro ganhe mais atrito e você tenha uma melhor dirigibilidade.
Atente-se para que o seu carro só rode com essa calibragem menor nos trechos arenosos. Ao voltar para o asfalto, procure imediatamente um posto e volte para a calibragem correta dos pneus.
Com essas dicas você faz o uso adequado dos seus pneus na areia e pode aproveitar o máximo a sua praia, sem stress.
Antes de começar as suas férias com o pé direito no acelerador, garanta que seu carro está com a calibragem correta e não deixe de levar o seu carro para uma revisão, garantindo que ele esteja nas melhores condições para a estrada. Leia aqui sobre as 5 perguntas para fazer ao seu mecânico.
Então, curtiu nosso artigo? Curta também a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para seu veículo.