Polimento automotivo: quando é bom realizar?
Polimento automotivo: quando é bom realizar?

Quer ter o seu carro brilhando como novo? Saiba que isso é totalmente possível através do polimento automotivo.

Um procedimento que além de renovar a estética do veículo, também ajuda a reparar pequenos arranhões. 

Descubra como o processo funciona, além de outros detalhes sobre o processo neste conteúdo completo produzido pela PneuBest.

O que é polimento automotivo

Muita gente é fanática por deixar o carro sempre limpinho e brilhando. O detalhe é que existe um procedimento que pode fazer essas pessoas ainda mais felizes: o polimento. 

O polimento automotivo é um processo que visa remover as imperfeições do veículo, que podem ser pequenos arranhões, manchas, riscos e opacidade na pintura

Ao final do procedimento, o automóvel fica brilhando como se tivesse saído da concessionária. (Podem até pensar que você está de carro novo.)

Vale ressaltar, que o polimento pode ser feito em todos os tipos de veículos.

Tipos de polimento automotivo

Enceramento manual

Trata-se do método mais barato e tradicional de polimento automotivo, podendo ser feito pelo próprio proprietário do veículo. 

Se você é daqueles que adoram cuidar do carro ou da moto nos finais de semana, talvez esta seja uma boa opção para você.

Porém, é preciso ter cuidado ao realizar o enceramento manual, afinal, há sempre o risco de arranhar ou manchar a carroceria do veículo. 

As ceras de polimento mais simples são mais baratas e costumam sair após duas lavadas, já as ceras profissionais são mais caras, no entanto, podem resistir a até 10 lavagens.

Polimento simples

Se seu veículo possui problemas como manchas, queimaduras de sol e riscos leves na pintura, saiba que o polimento simples pode ser a melhor opção. 

Este tipo de polimento automotivo também pode ser aplicado em veículos que já foram repintados mais de uma vez, inclusive.

Porém, nem sempre essa opção é recomendada. É indicado que o procedimento seja feito apenas três vezes (no máximo) durante toda a vida útil do veículo. 

Nesta técnica utiliza-se um disco leve de espuma, chamado politriz, para passar a cera no automóvel. 

Se o veículo tiver manchas maiores ou sujeiras mais resistentes e difíceis de remover, é preciso fazer um lixamento fino no veículo, para que a pintura fique totalmente lisa.

Percebe-se que esse método requer alguma precaução, não é verdade? Portanto, contrate um profissional de confiança para realizar este tipo de polimento.

polimento automotivo técnico

Polimento automotivo técnico:

Esta técnica é mais aprimorada que as demais, sendo que o procedimento é dividido em três partes: o corte, a retirada de discos e manchas (técnica chamada de refino,  usada para retirar todos os riscos da lataria), e o nivelamento da pintura (aplicação de brilho para a pintura, chamado de lustro). 

Obviamente, este tipo de polimento automotivo requer profissionais capacitados para executá-lo.

Cristalização:

Também chamado de espelhamento automotivo, este procedimento serve para proteger o veículo e sua respectiva pintura contra pequenas ranhuras. 

Ao contrário das demais, esta técnica é bem minuciosa e exige ainda mais cuidados. O veículo começa passando por uma lavagem, depois recebe um lixamento fino e polimento, a partir do uso de proteções nas borrachas e pelas áreas cromadas do automóvel.  

Em seguida, é feita a aplicação de uma resina específica e por fim, é aplicada uma cera de finalização, para impermeabilizar a lataria.

A cristalização é outro tipo de polimento automotivo que é realizado somente por profissionais capacitados, que usam produtos especiais para não danificar a pintura do veículo, sendo um procedimento de grande durabilidade.

Outro detalhe interessante é que ao aplicar esta técnica em veículos zero quilômetro, reforça-se a prevenção de danos na pintura.

É possível fazer a cristalização anualmente em veículos de cor clara e a cada seis meses, em automóveis de cor escura.

Quando é recomendado fazer o procedimento?

O polimento automotivo pode ser realizado diante das seguintes condições:

  • Após a primeira pintura do veículo, para uniformizar o verniz;
  • Retoques na pintura;
  • Em veículos usados que já não apresentam tanto brilho, ou que possuem leves riscos, para revitalizar sua estética;

Mas não esqueça: este é um processo que deve ser feito com moderação, pois os produtos aplicados são abrasivos e podem danificar as camadas mais finas da lataria do veículo ao decorrer do tempo.

Para que isso não ocorra, recomenda-se até 3 polimentos durante toda a vida útil do automóvel.

E aí, ficou interessado em deixar o seu carro brilhando novamente?

Esperamos que as dicas tenham te ajudado a entender com facilidade como o procedimento funciona.

Já conhecia a PneuBest? Somos o lugar perfeito para você encontrar pneus para todos os tipos de veículo, com ótima qualidade e preços incríveis.

Acesse o nosso site e veja algumas das marcas que você pode comprar conosco, com desconto real!

Aproveite e leia: quando trocar os pneus? Descubra o momento certo!

Compartilhe esse post