Problemas elétricos em carros costumam ser silenciosos. No entanto, existem alguns defeitos comuns, os quais deixam sinais mais evidentes, e é sobre eles que iremos tratar neste conteúdo.
Abaixo, apresentaremos os problemas elétricos mais frequentes em carros e como identificá-los.
Achou a ideia interessante? Então vem com a Pneubest!
Identificando problemas elétricos em carros
1 – Iluminação/faróis
Um dos problemas elétricos em carros que acontece com maior frequência, está relacionado à iluminação do veículo.
Se você liga os faróis do seu carro, por exemplo, e eles começam a piscar, ou não funcionar de maneira estável, é bem possível que o seu veículo esteja sofrendo com uma pane elétrica.
Isso ocorre, na maioria das vezes, devido ao uso intenso, afinal, em quase toda viagem precisamos acioná-los.
O mesmo vale para outros aspectos de iluminação, como o painel do veículo, por exemplo. Se ele ficar piscando durante algum tempo até estabilizar, fique atento, pois também é um indício de problema elétrico no carro.
2 – Alternador
O alternador é fundamental para a geração de energia em um veículo. Quando ele não funciona como deveria, a bateria descarrega rapidamente, mesmo que o carro esteja em movimento.
Quando este problema acontece, uma luz em forma de bateria acende no painel do veículo, o que torna a sua identificação mais fácil.
É outro daqueles problemas elétricos em carros que acontece com certa regularidade, uma vez que ao entrar em contato com água ou óleo, o alternador pode sofrer um curto circuito, queimando no mesmo instante.
Todavia, quando isso acontecer, busque conserto o mais rápido possível!
3 – Bateria
A bateria tem relação com a maioria dos problemas elétricos em carros, uma vez que ela é responsável por garantir energia para todos os equipamentos eletrônicos de um veículo.
O problema mais comum com relação a este item costuma acontecer ao dar partida. Se você vira a chave e o arranque demora para acontecer, é sinal de que a sua bateria está com pouquíssima vida útil.
Outro indício de baixa vida útil é quando ela descarrega com maior frequência, deixando você “na mão” por diversas vezes.
Nesta situação, é recomendável que você providencie uma nova o mais breve possível.
Inclusive, caso queira aprender quando trocar e como escolher a melhor bateria para o seu carro, sugerimos que faça mais uma parada no conteúdo abaixo.
Bateria do carro: quando trocar e como escolher a melhor.
4 – Motor de arranque
Também conhecido como motor de partida, este equipamento também costuma sofrer com problemas elétricos.
Principalmente, quando as escovas em seu interior estão deterioradas. Caso não saiba, estes componentes internos do motor de arranque possuem durabilidade média de 100 mil km.
Ao ultrapassar este limite, é possível que o motor comece a apresentar problemas, sendo que o mais comum é a necessidade de girar a chave diversas vezes até que ele “pegue no tranco”.
Isso acontece porque a transmissão de energia entre as molas e as escovas ocorre de maneira menos eficiente, devido ao desgaste dos itens.
Dessa forma, torna-se necessário a reposição de novas peças, para que o problema seja resolvido.
Por fim, acreditamos que estes sejam os problemas elétricos em carros que acontecem com maior regularidade.
Caso identifique algum deles em seu veículo, recomendamos que faça uma revisão completa em uma auto-elétrica, para que possa corrigi-lo e assim, rodar em segurança novamente.
Mas diz aí, você já conhecia a Pneubest?
Em nosso site você encontra inúmeras ofertas de pneus importados de alta qualidade.
Se quiser economizar na sua próxima troca de pneus, saiba que você já está no lugar certo para isso!
Vem para o nosso site conhecer algumas marcas!