Vazamentos de óleo são problemas comuns enfrentados por muitos proprietários de veículos.
Além de ser inconveniente, este é um problema que pode sinalizar alguns defeitos, que se não reparados rapidamente, podem provocar danos severos ao veículo.
Neste conteúdo, iremos listar as possíveis causas desse problema, para que você possa tomar a ação preventiva o mais breve possível.
Bora conferir tudo isso? Então vem com a PneuBest!
Quando não se preocupar?
Antes de esquentar a cabeça sem motivos, saiba que é normal vazar um pouco de óleo do veículo.
Especialmente quando o carro passa por um uso intensivo, como uma viagem muito longa, por exemplo. Nesse caso, ocorre apenas um gotejamento breve, ocasionado pelos atritos sofridos durante o trajeto.
No entanto, se o vazamento persistir por mais de três dias, pode ser que o seu carro esteja sofrendo com um dos problemas abaixo.
Possíveis causas de vazamento de óleo
1 – Desgaste das juntas do cárter ou outros vedadores
Uma das causas mais comuns de vazamento de óleo é o desgaste das juntas do cárter do motor ou de outros vedadores.
Com o tempo, as peças de vedação podem ressecar, assim perdendo a eficiência ao realizar sua função. Isso pode resultar em vazamentos de óleo em alguns locais, como as juntas do cabeçote, do cárter, da tampa de válvulas e anéis de vedação.
2 – Filtro de óleo danificado ou mal instalado
Um filtro de óleo danificado ou mal instalado pode levar a vazamentos. Se o filtro estiver estragado, ou houver uma brecha na junta de vedação ou o filtro não estiver corretamente instalado, o óleo pode acabar escapando do seu compartimento.
3 – Válvula PCV com mau funcionamento
A válvula PCV (Positive Crankcase Ventilation) é responsável por controlar a ventilação do cárter do motor. Se essa válvula estiver obstruída ou com mau funcionamento, a pressão interna do cárter pode aumentar, resultando em vazamentos de óleo.
4 – Excesso de pressão no sistema de lubrificação
Em alguns casos, um vazamento de óleo pode ocorrer devido a um excesso de pressão no sistema de lubrificação. Isso pode ser causado por problemas no regulador de pressão de óleo, bomba de óleo com defeito ou entupimento dos dutos de lubrificação.
5 – Óleo de má qualidade ou não compatível com o veículo
Trocou o óleo recentemente e notou o vazamento alguns dias depois? Então o seu problema pode ser apenas a incompatibilidade do lubrificante ou a má qualidade do mesmo.
Nas duas situações, o motor começa a desempenhar de forma inconsistente, fazendo com que ocorram alguns vazamentos.
Por isso, é de extrema importância escolher um óleo de qualidade adequada para o funcionamento do seu veículo. Na dúvida, consulte o manual do fabricante para obter tal informação.
Dica importante
Preste atenção na hora de ver a origem do vazamento de óleo, pois nem sempre ele parte do motor.
Se a mancha do vazamento estiver localizada em seções mais afastadas, como debaixo do setor de transmissão, por exemplo, pode significar problemas na caixa de câmbio.
Ademais, se o vazamento tiver origem do motor e persistir por mais de 3 dias, é aconselhável que você encaminhe o seu veículo para uma mecânica de confiança o mais rápido possível.
Até porque, somente profissionais capacitados irão descobrir a causa do problema e garantir o reparo do mesmo.
Enfim, esperamos que este conteúdo tenha sido de grande ajuda.
A propósito, já conhecia a PneuBest?
Aqui, você encontra pneus importados de muita qualidade por preços excelentes. Se você prioriza economia na hora de trocar os pneus, seria uma boa ideia conferir alguns de nossos produtos.
Acesse pneubest.com.br e dê uma olhada em todas as nossas marcas!