A bateria de um carro elétrico possui uma estrutura bem mais complexa quando comparada às baterias dos veículos comuns. Afinal, ela não só tem a função de ligar o automóvel, como também a de fazer ele rodar.
Quer descobrir os detalhes por trás deste item? Então você chegou no lugar certo!
Neste conteúdo, a Pneubest irá mostrar todas as informações sobre a peça, para que você entenda perfeitamente como ela funciona.
Vamos conferir? Então continue com a leitura!
Como funciona a bateria de carro elétrico?
Ao contrário dos carros convencionais movidos a combustão interna, os carros elétricos são equipados com uma bateria recarregável, a qual funciona como uma fonte que alimenta todo o veículo, inclusive o motor.
As baterias mais comuns utilizadas nos carros elétricos são as baterias de íon lítio, devido à sua alta densidade energética, eficiência e capacidade de recarga.
Algo curioso sobre esse tipo de bateria é o fato dela não ter “memória”, o que possibilita que ela seja recarregada sem precisar ser descarregada completamente, não sofrendo nenhum dano por isso.
Mas sabe qual é a principal vantagem da bateria do carro elétrico? O aspecto sustentável. Como não há queima de combustíveis fósseis para que o veículo rode, a poluição emitida é quase nula, o que é algo extremamente benéfico para o meio ambiente.
Quanto a forma de recarga, ela pode ser recarregada através de conexões domésticas comuns (em tomadas elétricas) ou através de um carregador específico, que varia de acordo com o modelo e marca do veículo.
Já falando sobre o tempo de recarga de uma bateria de carro elétrico, existem diferentes alternativas:
- Recarga rápida: entre 30 min e 1h;
- Semi-rápida: de 1 hora e meia à 3h;
- Lenta: de 3 a 5h.
Quanto tempo a bateria do carro elétrico dura?
Quando os carros elétricos estavam recém “saindo do forno”, as pessoas tinham o receio de que a bateria do carro pudesse acabar a qualquer momento, deixando-as na mão.
Felizmente, este era só um receio infundado. As baterias dos carros elétricos possuem um sistema de gerenciamento de energia muito bem estruturado, exibindo todas as informações que o motorista precisa e gerando alertas sempre que necessário.
Em questão de autonomia, elas garantem entre 200 a 400 km de uso do veículo até demandarem recarga.
Já falando sobre a vida útil das baterias dos carros elétricos, estima-se uma duração de 1000 ciclos de carga e descarga, algo em torno de 10 anos de uso. O que é muita coisa, não é verdade?
Pneus: os itens que permitem uma “condução” elétrica excepcional
Bom, agora que respondemos as principais dúvidas a respeito das baterias dos carros elétricos, temos um questionamento para você:
O que permite uma “condução” elétrica excepcional nesse caso? Os pneus, é claro!
Independente de qual veículo seja, é imprescindível que esses itens sejam bem selecionados, a fim de garantir o melhor desempenho possível nas estradas.
E sabe onde você pode encontrar pneus de alta qualidade por ótimos preços? Na Pneubest!
Em nosso site você encontrará uma vasta seleção de marcas e modelos para os mais diversos tipos de veículos. Deste itens visando custo-benefício até versões voltadas para alta performance.
Não deixe de conferir o site da Pneubest para ver a quantidade de ofertas incríveis disponíveis por lá.
Confira ainda: Carros elétricos e os impactos no mercado automotivo nos próximos anos.