Bateria do carro: quando trocar e como escolher a melhor?
Bateria do carro: quando trocar e como escolher a melhor?

Já imaginou estar atrasado para os seus compromissos e ficar preso na garagem com o veículo que não liga?

Esta situação é bem comum e pode ocorrer a qualquer momento… A menos, é claro, que você consiga preveni-la.

E sabia que você pode? Siga a leitura, hoje vamos lhe ensinar como identificar os sinais de que está chegando a hora de trocar a bateria do carro!

No final deste artigo ainda daremos algumas dicas para você não errar na hora da compra da bateria nova. Embarque com a gente.

Quando é a hora de trocar bateria do carro?

bateria-do-carro-trocar

Assim como os pneus, as baterias veiculares também são bastante requeridas e tem um prazo médio de vida útil, que está diretamente ligada a sua utilização, mas geralmente vai de 2 a 3 anos.

Responsável por alimentar o motor de arranque e por fornecer energia para todos os outros componentes elétricos do veículo, como o sistema de ignição e luzes, por exemplo, as baterias são itens de extrema importância.

Outro ponto em comum com os pneus é que você mesmo pode identificar se está na hora de trocar a bateria do seu carro, basta estar atento a um conjunto de indicativos do veículo.

Sempre que ficar com dúvidas quanto ao estado da bateria, leve o carro ao seu mecânico de confiança para ter um diagnóstico mais preciso!

Lembre-se de que o item é formado por vários compostos eletroquímicos, por isso deve ser manuseado sempre com cuidado e por um profissional.

Manter-se atento aos sinais, no entanto, é uma atitude totalmente segura e recomendada. Aqui estão algumas situações bem características de que o seu carro está precisando de uma nova bateria:

Dificuldade para ligar o veículo

Se você sente dificuldades ao ligar o carro, como quando você fica pressionando o giro da chave e escuta o motor “engasgando”, existem grandes chances de que o problema seja a bateria fraca.

O pior é quando essa situação chega ao extremo e o veículo não liga de jeito nenhum.

Para não ser pego de surpresa nessas situações, é recomendado ter em seu porta-malas sempre um carregador de bateria portátil ou um cabo de chupeta.

Falhas no sistema elétrico

Todo o sistema elétrico é abastecido pela bateria do carro. Um indício certeiro de que chegou a hora de trocar a bateria é quando os elementos que compõem o sistema elétrico estão enfraquecidos.

Se você notar falhas ou enfraquecimento das luzes do painel ou dos faróis, é hora de dar uma checada na bateria antes que ela deixe o seu carro na mão e você a pé.

Aviso no painel do carro

Um indicador que não falha na hora de indicar problemas com a bateria do carro é o painel.

Fique sempre de olho nas informações que ele apresenta: se a luz da bateria acender, você deve levar o veículo ao seu mecânico ou uma auto elétrica o quanto antes.

O aviso indica que a bateria não está sendo recarregada, o que pode indicar problemas como uma correia arrebentada, defeito no alternador ou, de fato, indicar a substituição da bateria.

Como escolher a melhor bateria para carro?

melhor-bateria-de-carro

Você já sabe que a bateria é um item essencial para rodar com seu veículo por aí. E é por isso que você precisa contar com um produto de qualidade.

Escolher uma bateria não é difícil, porém fica ainda mais fácil (e seguro!) com as dicas que nós vamos lhe passar a seguir:

Tamanho

Sendo o compartimento do motor do veículo um espaço padronizado de fábrica, é importante ter o cuidado de escolher o tamanho de bateria adequado para o local.

Essa é mais uma informação que você pode encontrar no manual do veículo. Seguir o mesmo padrão da bateria que já veio instalada no carro é outra alternativa segura para a hora da troca.

Depois de se certificar do tamanho, é importante checar a Capacidade Nominal contida no rótulo da bateria. 

Este item se refere à capacidade de acumular energia e deve ser olhado com cuidado já que a necessidade de mais ou menos energia para o perfeito funcionamento dos componentes elétricos varia.

Essa variação acontece não apenas de veículo para veículo, mas também de modelo para modelo, pois, quanto mais acessórios, maior será a necessidade de energia para garantir o funcionamento.

Selo do Inmetro

Outro detalhe que vale a pena checar é o selo do Inmetro! No Brasil, a certificação das baterias automotivas pelo órgão é obrigatória.

A presença do selo é a garantia de que a bateria, mesmo que seja importada, passou pela testagem do órgão. 

Diante do selo do Inmetro você terá a segurança de que o componente que acabou de adquirir terá a mesma qualidade e vida útil do que o que foi instalado na fábrica.

Marca

Outro ponto para levar em conta é a marca da bateria. Existem dezenas de opções que você encontra no mercado, boas e ruins.

Apesar de existirem outras ótimas marcas no mercado, vamos lhe aconselhar três opções que são certeza de qualidade: Moura, Bosch e Heliar.

Estas três são conhecidas por apresentar uma excelente vida útil, durabilidade e tempos maiores de garantia, o que também é um indício de qualidade da bateria.

Garantia e Trocas

Se ficar entre duas marcas de qualidade, escolha a que oferece a melhor garantia.

Uma garantia maior é sinônimo da confiança que a empresa tem em seu produto.

Outro ponto que você deve ter ao comprar sua bateria é questionar sobre a possibilidade de troca, caso ela venha a falhar ou ter outros problemas.

Por fim, depois de trocar a bateria, tenha atitudes diárias que farão com que o item dure mais, como:

  • Aposte sempre na manutenção preventiva;
  • Não deixe o carro parado por muito tempo;
  • Mantenha itens como ar-condicionado, rádio e faróis desligados antes de dar a partida no carro;
  • Da mesma forma, quando desligar o veículo, certifique-se de que todos os equipamentos também foram desligados.
Compartilhe esse post