Borracha de vedação para portas de carros: vamos falar delas antes da sua viagem?
Borracha de vedação para portas de carros: vamos falar delas antes da sua viagem?

Independentemente da quantidade de quilômetros que você tem previstos no roteiro para a viagem de férias, o fato é que colocar o carro na estrada no inverno exige ainda mais atenção.

Em busca de garantias para nada atrapalhar o conforto da sua família? Aceite este “conselho best”: cuide da borracha de vedação para portas de carros!

O item geralmente passa despercebido, mas, na verdade, é a única forma de evitar que companheiros desagradáveis, como a água e a poeira, acompanhem você.

Borracha de vedação para portas de carros

Também chamadas de guarnições, as borrachas de vedação são encontradas não apenas nas portas do seu carro, mas também no painel frontal, no capô e no porta-malas.

Nos últimos tempos você tem notado que as borrachas nestes locais encolheram ou ficaram onduladas? 

Não é ilusão de ótica! O contato direto com o sol, com a umidade e com as próprias superfícies que elas isolam estão o tempo todo presentes e são capazes sim de modificar a sua estrutura.

Embora o prazo de validade das guarnições não seja determinado, quanto mais exposto o veículo estiver a esses agentes, mais rápido as borrachas tendem a começar a dar sinais de que é hora da troca.

Esse recado será dado tanto por modificações na estrutura quanto por ruídos e perda de eficiência em cumprir o seu papel.

Onde as borrachas de vedação estragam mais?

As borrachas de vedação das portas dos carros e no porta-malas são as que costumam estragar com mais frequência.

Além da ação do tempo, outra causa comum para justificar as avarias é a má fixação. Para descobrir se há alguma infiltração, faça um teste prático.

Despeje água em grande quantidade sobre as borrachas de vedação das portas do carro e faça uma avaliação pelo lado de dentro.

Notou que elas precisam de reparo por que a água está mesmo passando? Neste caso, basta levar o veículo até uma oficina. O ideal é efetuar a troca das guarnições, um reparo que, além de custar pouco, também é rápido.

Como cuidar das guarnições?

Abrir e fechar a porta do veículo é inevitável. Muitas vezes, deixá-lo o dia todo estacionado à mercê das condições climáticas também.

Mas, manter as borrachas de vedação do seu veículo sempre limpas é algo que está ao seu alcance já ajuda muito para a conservação. Para fazer a limpeza não existe nenhum segredo! 

Basta passar um pano úmido sobre o local e, quando a sujeira for mais grossa, adicione um pouco de detergente neutro dissolvido na água.

Tudo pronto para a viagem de férias? Conta para a gente nos comentários qual foi o destino que você escolheu!

Depois é só seguir acompanhando as novidades que publicamos semanalmente aqui no blog da PneuBest para não perder todas as dicas que precisa para ter férias best!

Compartilhe esse post