Como dirigir na serra: 4 dicas essenciais para uma condução segura
Como dirigir na serra: 4 dicas essenciais para uma condução segura

Dirigir na serra pode ser uma tarefa um tanto desafiadora, principalmente para condutores de primeira viagem.

É uma área que exige certa cautela na forma de conduzir o veículo. Inclusive, é sobre isso que se trata este texto.

A seguir, apresentaremos algumas dicas essenciais para uma condução tranquila e segura na serra.

É isso que deseja saber? Então vem com a PneuBest em mais um super conteúdo!

4 cuidados essenciais ao dirigir na serra

Faça uma revisão completa antes da viagem

Nenhum veículo deve encarar uma viagem sem passar por um processo de revisão, ainda mais quando é preciso dirigir na serra.

Então, antes de colocar o pé na estrada, leve o veículo em uma mecânica de confiança para realizar uma revisão completa em todos os sistemas essenciais, como freios, suspensão, mecanismos elétricos, direção, etc.

Saiba o que não pode faltar em um processo de revisão neste outro texto!

Use corretamente as marchas e o freio

O segredo para dirigir na serra é saber usar as marchas adequadas, assim como o sistema de freios.

Em descidas, reduza a velocidade do veículo e opte por marchas mais lentas. Se for uma descida muito íngreme, coloque a segunda marcha (em casos mais extremos utilize a primeira) e pise no freio pausadamente, para não sobrecarregar o sistema.

Mesmo em zonas mais planas, escolha marchas que não desenvolvem tanto o carro, como a terceira e a quarta. Dessa forma, o tempo de resposta dos freios será menor quando forem exigidos.

Outra atitude muito inteligente é fazer uso do freio motor do veículo. Sabe quando o carro está em primeira ou em segunda marcha e parece que ele está sendo “segurado”?

Então, este é o freio motor. Ele é muito útil para poupar o sistema de freios, além de ser uma ótima maneira de conduzir o veículo em trechos íngremes, como as famosas serras.

Quer saber como usar corretamente este mecanismo? Veja aqui!

Atenção máxima na pista e nas placas de recomendação

Para dirigir na serra com segurança é preciso ter atenção máxima na estrada. 

Sabemos que é muito fácil se distrair com as paisagens incríveis dessas áreas. Por isso, se quiser observar melhor a beleza de um determinado ponto, pare o veículo em algum lugar oportuno.

Pois alguns segundos de distração podem ocasionar um grave acidente na estrada e certamente, você não deseja isso, não é mesmo?

Além disso, preste atenção nas faixas da pista. Nesses locais, geralmente, a ultrapassagem é proibida. Mesmo assim, fique de olho nelas para saber quais condutas são permitidas.

Inclusive, temos um guia completo explicando o significado de cada faixa de trânsito. Dê uma conferida caso ainda tenha dúvidas sobre elas.

Outra dica válida é estar atento às placas de recomendação na estrada, pois elas apontam tanto o limite de velocidade de cada trecho, quanto orientações de condução.

Certifique-se de que os pneus estão em bom estado

Pneus em mau estado podem ser um perigo para a sua segurança, principalmente ao dirigir na serra.

Isso porque eles não irão oferecer a estabilidade e aderência adequadas para esse tipo de local, sem falar que também irão reduzir drasticamente a eficiência dos freios.

Por isso, certifique-se de que seus pneus estão bem conservados, inclusive o estepe, pois este item pode te salvar em uma situação de emergência.

Aliás, você já conhecia a PneuBest?

Somos um dos maiores e-commerces de pneus do Brasil. Vendemos as melhores marcas de pneus importados pelos menores preços do mercado.

Marcas que já são bem conceituadas nacionalmente, como a Xbri, por exemplo.

Veja logo abaixo algumas avaliações sobre a marca.

avaliações PneuBest e como dirigir na serra

Legal, né? Caso esteja precisando de pneus novos, visite o nosso Site para conferir algumas ofertas!

Compartilhe esse post