Como fazer ultrapassagens? Aprenda a forma mais segura e tranquila!
Como fazer ultrapassagens? Aprenda a forma mais segura e tranquila!

Uma das coisas que mais causam receios, principalmente em motoristas iniciantes, são as ultrapassagens.

Como realizá-las de forma mais tranquila e em segurança? Bem, na verdade, é exatamente sobre isso que trata este conteúdo.

Através de poucos passos, você aprenderá como fazer ultrapassagens da forma mais segura e tranquila possível, além de descobrir erros que devem ser evitados no momento de executar as manobras.

Isso é exatamente o que você precisa saber? Então, acompanhe mais um texto recheado de dicas da Pneubest!

Como fazer ultrapassagens: 4 passos simples para realizá-las de forma segura e prática

Passo 1 – Observe se há oportunidade na pista

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se existe a possibilidade de realizar a ultrapassagem.

Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é observar a faixa (ou linha) da pista. Se ela for seccionada, você pode executar a manobra sem quaisquer restrições.

Inclusive, já trouxemos um conteúdo completo falando sobre o significado de todas as faixas de trânsito. Caso queira saber a conduta que cada uma delas indica, sugerimos fortemente a leitura.

Faixas de trânsito: entenda o significado de todas elas!

Em seguida, com a visibilidade adequada do lado oposto, certifique-se de que não há veículos vindo na sua direção para começar a executar a manobra.

Passo 2 – Posicione o veículo e olhe os espelhos

Mantenha uma distância segura do veículo à frente, posicione o carro levemente à esquerda e verifique os espelhos retrovisores para avaliar a velocidade e a distância dos carros que vêm atrás de você.

Também esteja atento aos sinais dos outros motoristas, e se porventura um deles iniciar uma manobra de ultrapassagem antes de você, aguarde a conclusão para em seguida iniciar a sua.

Passo 3 – Sinalize antes de iniciar a ultrapassagem

Antes de iniciar a ultrapassagem, ligue a seta para à esquerda para indicar sua intenção aos motoristas ao redor. Certifique-se de que os outros condutores estejam cientes do que você vai fazer.

Passo 4 – Execute a manobra

Agora, sim, é hora de finalmente fazer a ultrapassagem. Para isso, reduza a marcha para a 4ª (ou 3ª se necessário), puxe seu veículo para a esquerda e pise fundo no acelerador.

A ideia é que você desenvolva o carro ao máximo para pegar a maior velocidade possível no menor espaço de tempo, algo que torna a ultrapassagem muito mais fácil.

Quando passar o veículo e houver uma distância segura, dê seta para a direita e retorne para a via correta.

Erros que você não deve cometer

Certamente, você não quer passar por apertos e riscos desnecessários na hora de fazer ultrapassagens, não é mesmo?

Então, siga fielmente as regrinhas básicas que iremos passar logo abaixo. Acredite, elas são simples, mas fazem toda a diferença para a sua segurança e a de outras pessoas.

  • Nunca ultrapasse em locais proibidos, como curvas, faixas contínuas e áreas onde a visibilidade é baixa. Afinal, essas ações podem resultar em acidentes graves;
  • Opte por ultrapassar um veículo por vez. Tentar ultrapassar vários veículos de uma só vez aumenta a complexidade da manobra e pode ser muito perigoso.
  • Se houver dúvidas sobre a possibilidade de ultrapassagem, é mais seguro esperar uma nova oportunidade. A paciência é a chave para evitar situações de risco e contribui demais com a segurança no trânsito.
  • Não confie cegamente em sinais de outros motoristas, especialmente de caminhões. Sempre verifique a possibilidade por si mesmo, e só execute a ultrapassagem quando tiver certeza de que não há nenhum risco.

Quase na hora de trocar os pneus? Conheça a Pneubest!

Ao fazer ultrapassagens, é extremamente importante que os pneus estejam em dia. Afinal, eles influenciam na aceleração, aderência e estabilidade do veículo.

Por acaso, os seus estão chegando no fim da vida útil?

Então você precisa conhecer a Pneubest! Somos uma das melhores lojas online de pneus do Brasil, oferecendo uma ampla gama de marcas e modelos a preços competitivos.

Se você é do tipo que gosta de economizar garantindo qualidade, a Pneubest é o destino certo para você comprar pneus novos.

Acesse agora mesmo a loja da Pneubest e confira a nossa enorme variedade de ofertas!

A Pneubest é confiável? Descubra o que falam sobre a gente!

Compartilhe esse post