Como hidratar o banco de couro do carro?
Como hidratar o banco de couro do carro?

Trincas e rasgos no banco de couro do carro. Você certamente quer estas características bem longe do banco do seu carro, não é mesmo? 

Para fugir disso, você tem levado a rotina de hidratação do banco de couro do carro à sério?

Fique atento: os dias frios e o contato direto com o sol são condições ideais para que o desgaste seja acelerado. Para conservar o aspecto de novo por mais tempo não resta outro caminho, é preciso hidratar o banco de couro do seu carro.

Só que da mesma forma que a construção de uma casa não começa pelo telhado, você não vai iniciar o processo de hidratação do banco de couro do seu carro efetivamente hidratando. Entenda neste artigo o passo a passo para você manter os bancos do seu carro sempre novos em folha.

Como fazer uma boa limpeza dos bancos de couro?

Farelo de comida, pêlos de animais, bolsas e as nossas próprias roupas contribuem para o acúmulo de sujeira nos bancos do carro, que apesar de não serem absorvidas pelo couro, ficam ali.

É por isso que o primeiro passo, antes da hidratação, consiste em realizar uma boa limpeza. Existem produtos específicos para esse processo, mas uma boa limpeza também pode ser feita com detergente (ou sabão) neutro e água.

Basta umedecer um pano macio ou uma esponja com água e sabão. Aqui você deve evitar tanto utilizar muita água quanto aplicar muita força ao esfregar. Os bancos precisam ficar apenas úmidos e você deve secá-los muito bem depois, novamente com um pano macio e movimentos leves.

Para remover a sujeira das costuras você pode utilizar uma escova de dentes ou um pincel. O ideal é limpar os bancos de 15 em 15 dias, mesmo quando não for hidratar. 

Como fazer a hidratação do banco de couro corretamente?

A hidratação pode ser feita logo depois da limpeza, pelo próprio dono do veículo. Mas, antes disso, você precisará ter feito a escolha do produto que irá utilizar e esse processo também requer atenção.

Animal, ecológico ou sintético. Você sabe qual é o tipo do couro do banco do seu carro? Responder a essa pergunta é muito importante para escolher o hidratante correto. Se não souber, procure a etiqueta de identificação antes de fazer a compra.

De acordo com as recomendações dos especialistas, quanto mais refinado for o hidratante, mais bem absorvido ele será pelo couro. Hidratantes líquidos de boa qualidade também espalham com mais facilidade e de maneira mais uniforme.

Não esqueça de verificar ainda se o produto tem cheiro e se esse cheiro lhe agrada, pois mesmo que a fragrância dure poucos dias ou semanas, conviver com um odor que não lhe agrada nunca é uma boa opção.

Feita a escolha, você deverá aplicar produto primeiro em uma flanela e não diretamente no banco. Os movimentos de aplicação devem ser delicados e circulares. Você não precisa utilizar uma grande quantidade de produto, já que ele deverá ser incorporado apenas pela parte superior do banco e não pela espuma.

Feita a aplicação do hidratante, é só deixar os bancos secarem por pelo menos 40 minutos e depois retirar o excesso com um pano seco e macio.

Pronto, agora é só não deixar ultrapassar 6 meses para repetir o procedimento novamente, não só por uma questão de estética, mas também de durabilidade do material.

Compartilhe esse post