Seu carro passa a maior parte do tempo fora de uma garagem, exposto a todos os fenômenos climáticos?
Embora você já saiba que o sol e a chuva prejudicam itens como a pintura e as borrachas de vedação, nenhuma sensação será tão apavorante quanto a que vamos relatar agora.
Imagine o seguinte: em questão de minutos o dia parece se transformar em noite, as rajadas de vento são fortes, relâmpagos e trovões emergem do céu.
Através da janela, você vê a chuva engrossar cada vez mais e então acontece um dos fenômenos climáticos que você mais temia: gotas de gelo começam a cair do céu.
Ninguém está livre de uma ocorrência assim, mas para enfrentá-la da melhor forma, nada como ter na manga boas respostas sobre como proteger o carro de chuva de granizo.
Siga com a leitura, nós vamos ensinar o que você deve fazer para o seu veículo sair intacto dessa situação.
Descubra quando o fenômeno pode acontecer
O tamanho do estrago provocado pelas pedras de gelo na lataria e nos vidros do carro é diretamente proporcional ao tamanho das pedras.
Você não tem como prever a intensidade de uma chuva de granizo, mas pode proteger seu carro sabendo quando a possibilidade existir.
Se deixar o veículo na rua faz parte da sua rotina ou caso você não tenha garagem em casa, uma das melhores soluções é baixar um aplicativo como o “Clima & Radar, Alertas”.
Através dele, você será notificado sempre que houver risco de tempestades, em qualquer região do Brasil.
Outra maneira segura e confiável de ter informações sobre chuvas fortes é por meio do recebimento dos alertas da Defesa Civil.
Para se cadastrar e receber avisos diretamente no celular, basta enviar um SMS para o número 40 199, informando o CEP onde mora.
Procure um lugar coberto
Sabendo que há possibilidade de granizo, é hora de agir! Procure um um posto de gasolina, o estacionamento fechado de um supermercado ou mesmo a garagem de um vizinho.
O melhor para a proteção do seu carro é mesmo um lugar coberto. O mesmo vale para você, se precisar permanecer dentro do veículo durante a ocorrência.
Caso não encontre uma construção segura a tempo, estacione em um lugar que fique contra o vento para minimizar os efeitos das pedras de gelo.
Isso mesmo, estacione sempre! Manter o carro em movimento só vai potencializar o choque das pedras.
Como proteger o carro de chuva de granizo sem ter um local coberto
Não dá para encontrar um local coberto a tempo? Então aja rápido na proteção das partes mais expostas do veículo, como o teto, o capô e o pára-brisa.
Para fazer isso você pode utilizar recursos como lonas, cobertores e até mesmo edredons.
Quanto mais você conseguir cobrir o veículo mais irá minimizar o impacto das pedras de granizo.
Se não der para agir a tempo, tente manter a calma. Espere a chuva passar e depois avalie se foram causados danos superficiais no revestimento.
Caso observe arranhões, riscos ou pequenas mossas, procure logo uma oficina que ofereça o martelinho de ouro.
O serviço garante o conserto de pequenos amassados, evitando que o local absorva água, enferruje e que a lataria seja danificada ao final dessa sequência.