O final de ano se aproxima e onde está o seu foco: no destino final da viagem ou em como você vai chegar lá?
Sem dúvida a sua prioridade agora deve ser no caminho e, para ajudar você e sua família ou amigos a chegarem seguros ao destino, se preocupar com os pneus para a viagem de férias é indispensável.
Uma coisa nunca muda: por mais tecnologia que um automóvel tenha, os pneus continuam sendo o único ponto de contato entre o automóvel e o piso. É por isso que eles precisam do máximo de atenção.
Que tal descobrir quais são os cuidados que você precisa tomar com os pneus para a viagem de férias e já começar a cuidar disso também?
1 Analise as condições dos pneus para a viagem
Para que a viagem não termine antes mesmo de começar, os pneus precisam de um olhar atento.
O seu primeiro passo é ficar frente a frente com eles para conferir o estado de cada um. Se chegou a hora da troca, são os próprios pneus que irão lhe avisar, basta que você confira o Tread Wear Indicator, ou TWI.
Conforme já abordamos aqui, o TWI é o indicador do desgaste de rodagem dos pneus, que pode facilmente ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos do pneu.
Quando os sulcos chegam no nível do TWI, significa que o pneu atingiu 1,6 mm de desgaste. Esse nível indica que o item chegou ao nível máximo de desgaste permitido para circulação, podendo gerar multa grave, sem falar na segurança.
O que observar?
Além do TWI, o seu momento de inspeção nos pneus também deve incluir uma leitura completa do item para poder saber, por exemplo, qual foi a data de fabricação.
Pneus com data de fabricação superior a cinco ou seis anos pedem muito mais cuidado na hora de rodar na estrada em velocidades mais elevadas.
Você também deve examinar o estado geral das bandas de rodagem. Veja se há desgastes irregulares, que podem ser causados por pressão de ar incorreta, falta de balanceamento, alinhamento nas rodas ou na suspensão.
Em condições normais, o desgaste da banda de rodagem deve ser regular. Se notar que um dos lados está mais gasto que outro, faça uma revisão na geometria da suspensão (alinhamento de direção, convergência/divergência e cambagem).
Veja ainda se os quatro pneus têm o mesmo desenho na banda de rodagem e se estão com o mesmo tipo de roda. Manter essa identidade ajuda o veículo a manter um desempenho linear, principalmente quando está chovendo.
Durante este processo de inspeção você identificou bolhas ou rachaduras nos pneus? Estes são alguns dos avisos mais visíveis de que a vida útil do item chegou ao fim.
2 Calibragem adequada às condições de uso
Para cada tipo de veículo (e suas condições de uso) há uma pressão ideal de calibragem. Funciona mesmo como uma sentença e está escrita no Manual do Proprietário do Veículo.
Há diferenças na quantidade de libras para os pneus dianteiros, traseiros e estepe, assim como para a ocupação do carro. Afinal, para os pneus faz diferença sim se a sua viagem inclui carga completa (5 passageiros) ou normal (até 3 passageiros).
Estima-se que, em média, os pneus perdem duas libras de pressão por mês. É por isso que não dá para confiar só na visão, é preciso conferir a pressão no calibrador e com os pneus frios. Não esqueça de calibrar também o estepe, você pode precisar dele!
Lembre-se ainda de fazer o rodízio dos pneus. Essa é a melhor estratégia para equilibrar o desgaste do item, que costuma ser maior nos pneus dianteiros, já que ali estão localizados os itens de maior peso do veículo, a exemplo do motor.
3 Troque os pneus
Se depois de “discutir a relação” com os pneus você perceber que chegou a hora de trocá-los, não pense duas vezes. Considere que este não é um gasto a mais, mas um investimento em uma viagem de férias segura e tranquila.
Aqui a nossa melhor dica não poderia ser diferente: a loja online da PneuBest é o melhor destino para você garantir a melhor compra!
Nossa dica final também é valiosa: lembre-se que, além dos pneus, você deve fazer uma checagem completa no carro para a viagem de férias. Isso inclui uma vistoria por itens fundamentais para a segurança como freios, amortecedores, luzes e limpador do pára-brisas, por exemplo.