Se tem um fator que todo mundo confere antes de comprar, é a durabilidade dos pneus. Ninguém quer produtos que vão dar problema no primeiro buraco, não é mesmo?
Mas não adianta investir em um pneu excelente se você não tomar alguns cuidados para minimizar os impactos do uso.
Quer elevar a vida útil dos pneus do seu veículo?
Hoje trouxemos 5 dicas para mantê-los rodando por mais tempo!
1. Manutenção da pressão (calibragem)
Sabia que a calibragem impacta diretamente na durabilidade dos pneus?
A pressão interna precisa ficar dentro dos limites recomendados pelo fabricante, garantindo também eficiência, dirigibilidade e segurança.
De uma forma resumida, pneus murchos têm mais atrito com o solo, esquentam mais, desgastam a borracha de forma irregular e ainda gastam mais combustível.
Mas fique atento, a solução não é calibrar demais! Isso também não traz benefícios e pode causar desgaste no centro dos pneus.
O ideal é verificar a pressão ao menos uma vez por mês e antes de viagens longas.
2. Alinhamento e balanceamento regulares
O alinhamento dos pneus garante que todos estejam apontando na mesma direção, ele é imprescindível para uma condução reta e segura, que evita o desgaste irregular.
Já o balanceamento, equilibra o peso dos pneus e das rodas para que girem suavemente, sem causar vibrações no volante ou no carro. Isso melhora o conforto e a estabilidade durante a condução.
Uma boa dica é fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10.000 km ou sempre que sentir vibrações no volante.
3. Condução responsável
Não é novidade que uma condução suave e cautelosa é fundamental para elevar a durabilidade dos pneus:
- Evitar acelerações bruscas reduz o desgaste da banda de rodagem e minimiza o calor gerado.
- Frenagens repentinas aumentam o risco de desgaste irregular e podem afetar o sistema de freios e suspensão do veículo.
- Curvas acentuadas sobrecarregam os pneus, resultando em desgaste precoce e possível perda de aderência.
Ao adotar uma condução mais suave e preditiva, você preserva seus pneus e também aumenta a segurança e a eficiência do veículo.
4. Rotação dos pneus
Os pneus dianteiros e traseiros desgastam de forma distinta devido à diferença de carga e direção, e a rotação é necessária para equilibrar esse desgaste.
Consulte o manual do proprietário para saber a frequência recomendada de rotação, que geralmente varia de 8.000 a 10.000 km.
5. Inspeção frequente
Mesmo aquelas inspeções caseiras que fazemos em nossa garagem são válidas, mas o ideal é sempre buscar um profissional.
As inspeções nos ajudam a identificar problemas como desgaste irregular, cortes, bolhas, e outros danos que podem comprometer a segurança e a durabilidade dos pneus.
Ao detectá-los precocemente, é possível corrigi-los antes que causem danos maiores aos pneus ou ao veículo.
6. Dica bônus
É importante comprar pneus de qualidade em uma loja de confiança para garantir sua durabilidade e segurança.
A Pneubest está entre as maiores importadoras e distribuidoras de pneus do país. Com 18 anos de atuação, contamos com uma equipe especializada para atender aos nossos clientes da melhor forma.
Em nosso site você encontra uma ampla gama de marcas e tipos de pneus para diversos veículos, como carros de passeio, suv, caminhões, ônibus, máquinas pesadas e muito mais.
Seja você um aventureiro, um agricultor, caminhoneiro ou um pai de família, se você busca por pneus de qualidade e um atendimento personalizado, aqui é o melhor lugar para encontrar!