Os freios ABS se tornaram itens obrigatórios em todos os carros produzidos no Brasil a partir de janeiro de 2014.
Essa decisão, que já estava prevista para 2009, só comprova o aumento da segurança que esse sistema de frenagem proporciona para os veículos.
Veículos equipados com sistema ABS tem a vantagem da não derrapagem e isso, consequentemente, aumenta a estabilidade em condições de frenagens de emergência.
Com os freios ABS funcionando em perfeito estado, o motorista consegue desviar de obstáculos enquanto freia, reduzindo a distância de parada em até 30%.
Acontece que o ABS não funciona sozinho! Os pneus trazem uma grande contribuição para essa segurança, auxiliando o sistema ABS a proporcionar a melhor frenagem nas situações mais adversas.
E quando os pneus já estão desgastados, como fica o papel dos freios? Chegou a hora de descobrir!
Freios ABS
Do inglês Anti-lock Braking System, que significa “sistema de freio antitravamento”, o ABS é o responsável por evitar que as rodas bloqueiem e entrem em derrapagem quando o pedal do freio é acionado com força.
O sistema é composto por sensores que monitoram a rotação de cada roda, fazem a comparação com a velocidade do veículo e passam essas informações para a unidade de controle do ABS.
Se essa unidade detectar que alguma das rodas está prestes a travar, a central intervém em milésimos de segundos.
A partir daí, a central modula a pressão de frenagem, tornando-a mais segura. A intervenção garante que a roda não trave e isso ajuda a evitar a perda do controle do veículo.
Outro benefício importante do ABS é permitir que o usuário se desvie de obstáculos no momento da frenagem, pois a distância de parada do veículo é reduzida em até 30%.
No painel do veículo, os freios ABS são identificados por um luz amarela que estampa a sigla.
Para ter certeza que o sistema está funcionando corretamente faça o seguinte teste: ligue o carro e observe se a luz vai acender e apagar logo em seguida.
Se a luz permanecer ligada, o sistema pode estar com algum problema e é preciso investigar!
Eficiência do sistema ABS com pneus carecas
O carro nunca deve estar rodando com pneus carecas, mas, mesmo nessa condição, o sistema de freios ABS deverá funcionar perfeitamente.
Com pneus carecas, no entanto, é importante tomar alguns cuidados, principalmente quando dirigir em pistas molhadas.
É que, em pistas molhadas, os pneus desgastados perdem muito de sua força de desaceleração, aumentando consideravelmente a distância para o veículo parar completamente.
Tome as devidas precauções
Verifique regularmente os sulcos dos pneus e, se estiverem no mesmo nível do restante do pneu, é um indicativo de que os pneus já estão carecas e devem ser trocados.
Na hora de trocar seus pneus, busque sempre por modelos com alto índice de aderência. Confira o índice de tração, indicado através das letras: AA, A, B e C, sendo o AA o mais elevado índice de tração e o C o nível mais baixo.
Os pneus são grandes aliados do sistema ABS, e para garantir o máximo de seus freios e maximizar a sua segurança, é muito importante que estejam em boas condições para que proporcionem a melhor resposta na estrada.
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