Pneu careca: por que você não pode levar esse passageiro na viagem de férias?
Pneu careca: por que você não pode levar esse passageiro na viagem de férias?

Pegar a estrada, sem ficar na estrada. Se isso é tudo o que você deseja para a viagem de férias da sua família, uma revisão geral de itens como suspensão, sistema elétrico, fluidos e freios é fundamental.

E é claro que nesse cronograma, também não pode faltar um olhar atento para o único item que entra em contato direto com a estrada.

Sim, os pneus precisam de muito mais do que calibragem para levar sua família em segurança e com tranquilidade até o destino final!

Acredite: tudo o que você não precisa neste momento é de um (ou mais) pneu careca! Preparamos esse artigo para explicar quais são os riscos de um item nessa situação e porque ele não deve embarcar na sua viagem de férias.

Pneu careca: como identificar?

Não apenas na rodovia, um pneu careca rodando por aí é sempre um perigo. O item ganha essa classificação quando os sulcos da banda de rodagem perdem a profundidade.

É importante saber que a função dos sulcos é decisiva para garantir dirigibilidade em condições de chuva ou sobre piso molhado. Isso porque, são esses frisos que drenam a água

Sem a drenagem correta, não há estabilidade e o risco de fenômenos, como a aquaplanagem, se torna realmente muito grande.

Aliás, o perigo de rodar com pneus carecas é tão grande que a legislação prevê aplicação de multa (e não apenas nas rodovias).

O caminho de um pneu careca é realmente sem volta. Você não precisa nem esperar o desgaste ser total para fazer a substituição.

Esteja sempre de olho no dispositivo no TWI, ou “indicador de desgaste dos sulcos”, na sigla em inglês. Ele fica no próprio pneu e mostra quando os frisos estão exageradamente rasos.

Conforme a legislação, a medida do TWI não pode ser menor ou igual a 1,6 milímetro.

Mais 5 riscos para a lista

Perda de tração e estabilidade, favorecendo a aquaplanagem, é uma razão bem perigosa, mas ela não é a única situação a que um pneu careca está exposto.

Existem outros 5 riscos para engrandecer a lista dos perigos de trafegar com pneus carecas, que você precisa conhecer:

  • Compromete a frenagem
  • Risco de estourar
  • Capotamento
  • Atolamento
  • Mais consumo de combustível

1 – Compromete a frenagem

A perda de aderência ao solo, também compromete o tempo de resposta na hora da frenagem. 

O desgaste reduz o atrito e assim o veículo percorre uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.

Caso seja necessário frear rapidamente, os pneus não responderão com precisão e o risco de acidente é ampliado.

pneu careca, risco de aquaplanagem

Esse risco, aliás, é muito grande no trânsito urbano, já que frenagens de emergência são mais comuns do que se imagina.

2 – Risco de estourar

Pneus carecas também são perigosos trafegando em pistas secas. Lisos, eles têm muito mais chances de estarem com a pressão mais baixa do que deveriam e, pressão insuficiente, é o ingrediente perfeito para levar ao estouro do pneu.

Além disso, um pneu murcho é sinônimo de aumento da área de contato com o solo, isso torna o item muito mais sensível a danos na lateral por impacto, como queda em buracos e choques contra o meio fio, por exemplo.

3 – Capotamento

Se o pneu estourar e o veículo estiver em alta velocidade, as condições perfeitas para o capotamento também estarão estabelecidas.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) os capotamentos estão entre as causas mais frequentes dos acidentes de trânsito nas estradas federais brasileiras.

4 – Atolamento

O risco de levar os pneus carecas para áreas com barro ou areia potencializam as chances de não sair mais de lá!

É que os riscos de atolamento também são potencializados para pneus nessa situação.

5 – Mais consumo de combustível

Que a conta para a segurança não é nada vantajosa você já comprovou. Resta analisar a situação de um pneu careca sob a ótica financeira para comprovar que adiar a decisão da troca realmente não vale a pena.

Quando carecas, os pneus perdem ar mais rapidamente e, em consequência disso, o consumo de combustível aumenta. 

Pneu careca aumenta consumo de combustível

Vale lembrar que os prejuízos não acabam no posto de gasolina porque você está sujeito a uma multa no valor de R$ 195,23, mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Depois de conhecer todas as razões para não levar essa preocupação para a viagem, invista na melhor troca de pneus: escolha ter férias Best, com a PneuBest!

Compartilhe esse post