Pneu Best

O que é Aquaplanagem e como evitá-la?

Dicas aquaplanagem

Entre os maiores riscos de dirigir com chuva, a aquaplanagem é um do mais perigosos fenômenos que um motorista pode passar na estrada.

Somente no ano de 2018, 4,33% dos acidentes de trânsito ocorreram por deslizamentos de veículos na pista, o que se deve à esse fenômeno, também conhecido como hidroplanagem.

Sendo você um motorista consciente, sabe que a prevenção e atenção são os grandes aliados para evitar acidentes. E quando se trata de aquaplanagem, também é preciso conhecimento, pois se vier a ocorrer com você é preciso saber como sair da situação sem acarretar danos graves.

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto para que tal situação nunca mais seja um perigo nas suas viagens. Confira!

O que é aquaplanagem?

Veículos no momento da Aquaplanagem

É o fenômeno que ocorre quando um veículo passa sobre uma fina camada de água na pista ocasionando a perda de controle da direção e a impossibilidade de frenagem.

Durante esse momento, o veículo perde o atrito com a estrada, pois a “lâmina de água” presente na pista acaba separando os pneus do contato com o solo. Dessa forma, o nome hidroplanagem também é válido, pois é como se o veículo, por um breve instante, planasse sobre a pista.

Como saber se o veículo entrou em aquaplanagem?

Como o atrito sobre a pista diminui, os principais indícios que você pode notar ao hidroplanar são a direção leve e a elevação do giro do motor.

Como evitar a aquaplanagem?
aquaplanagem-pneu

Ter conhecimento para dirigir em dias chuvosos é essencial. E no caso de aquaplanagem existem algumas dicas específicas que podem lhe ajudar a nunca passar por essa experiência tensa no volante:

Diminua a velocidade

Não é novidade que dirigir em alta velocidade está diretamente ligado aos maiores riscos de acidentes. No caso de aquaplanar o veículo não seria diferente: quanto maior a velocidade do veículo, menor é o tempo que a água possui para se afastar da banda de rodagem do pneu, ocasionando maiores chances de aquaplanagem.

Portanto, a primeira dica é segurar o pé pesado: ao dirigir em pista molhada, é melhor reduzir a velocidade para preservar você e seus passageiros — tente manter a velocidade de no máximo 80 Km/ h ou menos, dependendo dos níveis de água da pista.

Mantenha a calibragem em dia

Além de comprometer os seus pneus e até mesmo o seu veículo, a negligência quanto à calibragem também pode acabar aumentando os riscos na pista molhada — quando o pneu começa a ficar murcho, ele ganha uma maior área de contato com o solo que permite uma maior quantidade de água sobre o carro, o que aumenta os riscos de sofrer aquaplanagem.

Mantenha a calibragem sempre em dia e com a quantidade de libras indicada pelo fabricante, informação que  você encontra no manual do proprietário.

Revise os pneus

pneu na chuva

Sulcos do pneus em perfeito estado para os dias de chuva.

Independente das condições da pista, pneus mal conservados sempre proporcionam um aumento dos riscos na estrada.
Um dos seus principais aliados contra os perigos da aquaplanagem, ou qualquer condição de derrapagem na pista, são os sulcos dos pneus, pois eles têm como sua principal função o escoamento da água que entra em contato com os pneus.

O problema é que com o tempo estes sulcos tendem a se desgastar e deixar o pneu com o famoso aspecto de “careca”, o que diminui seriamente a aderência do veículo sobre a pista. Por isso, é importante revisar os pneus frequentemente e avaliar as condições do mesmo.

O que não pode faltar na sua revisão do veículo?

O que fazer caso ocorra a aquaplanagem?

Por mais atenção e cuidado que você tenha na estrada, o risco de aquaplanagem sempre está presente.
Esperamos que você nunca precise seguir as recomendações abaixo, mas como precaução é importante saber como tirar de letra um caso de aquaplanagem na pista.

carro em aquaplanagem

Momento em que o veículo perde o contato com o solo

  • Mantenha calma.
  • Ao sentir que perdeu o controle tire o pé do acelerador e espere a velocidade diminuir sozinha (Jamais pise bruscamente no freio!).
  • Mantenha as mãos firmes e gire levemente o volante de um lado para o outro até sentir que o carro voltou ao contato com o asfalto. 

Se sentindo mais seguro para encarar uma estrada chuvosa?

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre aquaplanagem, que tal compartilhar essa dica com seus amigos e familiares para mantê-los seguros na estrada? Dessa forma todos saímos ganhando com motoristas mais conscientes e um trânsito muito mais seguro.

Curta nossa página no Facebook e Instagram para sempre receber conteúdos bacanas como este.