O que é aquaplanagem e como evitá-la?
O que é aquaplanagem e como evitá-la?

Entre os maiores riscos de dirigir com chuva, a aquaplanagem é um do mais perigosos fenômenos que um motorista pode passar na estrada.

Somente no ano de 2018, 4,33% dos acidentes de trânsito ocorreram por deslizamentos de veículos na pista, o que se deve à esse fenômeno, também conhecido como hidroplanagem.

Sendo você um motorista consciente, sabe que a prevenção e atenção são os grandes aliados para evitar acidentes.

E quando se trata de aquaplanagem, também é preciso conhecimento, pois se ela ocorrer, é preciso saber como sair da situação sem acarretar danos graves.

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto para que tal situação nunca mais seja um perigo nas suas viagens. Confira!

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem é o fenômeno que ocorre quando um veículo passa sobre a água acumulada na pista, ocasionando a perda de controle da direção e a impossibilidade de frenagem.

Durante esse momento, o veículo fica sem o atrito com a estrada, pois a “lâmina de água” presente na pista acaba separando os pneus do contato com o solo.

Dessa forma, o nome hidroplanagem também é válido, pois é como se o veículo, por um breve instante, planasse sobre a pista.

Na ausência de chuva, a aquaplanagem não acontece porque, em pistas secas, o pneu é projetado para “grudar” no chão.

Um fator que influencia diretamente no risco de aquaplanagem é a manutenção periódica dos pneus. 

Seus sulcos são desenhados de forma a expelir a água acumulada na estrada, evitando que o problema aconteça. 

Porém, quando o pneu está careca, os sulcos já não cumprem a sua devida função, aumentando ainda mais os riscos de acidentes.

Na hora de trocar os seus pneus, lembre-se de que negligenciar esse fator pode colocar a sua vida e a vida das pessoas que você ama em risco.

Como saber se o veículo entrou em aquaplanagem?

Como o atrito sobre a pista diminui, os principais indícios que você pode notar ao hidroplanar são a direção leve e a elevação do giro do motor.

aquaplanagem-pneu

Ter conhecimento para dirigir em dias chuvosos é essencial. E, no caso de aquaplanagem, existem algumas dicas específicas que podem lhe ajudar a nunca passar por essa experiência tensa no volante.

Aquaplanagem: o que fazer?

1 – Diminua a velocidade

Não é novidade que dirigir em alta velocidade aumenta os riscos de acidentes.

No caso de aquaplanar o veículo não seria diferente: quanto maior a velocidade do veículo, menor é o tempo que a água possui para se afastar da banda de rodagem do pneu, ocasionando maiores chances de aquaplanagem.

Portanto, a primeira dica é segurar o pé pesado: ao dirigir em pista molhada, é melhor reduzir a velocidade para preservar você e seus passageiros.

Tente manter a velocidade de no máximo 80 Km/ h ou menos, dependendo dos níveis de água da pista.

2 – Mantenha a calibragem em dia

Além de comprometer os seus pneus e até mesmo o seu veículo, a negligência quanto à calibragem também pode acabar aumentando os riscos na pista molhada.

Quando o pneu começa a ficar murcho, ele ganha uma maior área de contato com o solo que permite uma maior quantidade de água sobre o carro, o que aumenta os riscos de sofrer aquaplanagem.

Mantenha a calibragem sempre em dia e com a quantidade de libras indicada pelo fabricante, informação que  você encontra no manual do proprietário.

3 – Revise os pneus

Independente das condições da pista, pneus mal conservados sempre proporcionam um aumento dos riscos na estrada.

Um dos seus principais aliados contra os perigos da aquaplanagem, ou qualquer condição de derrapagem na pista, são os sulcos dos pneus.

São os sulcos que cumprem a função de fazer o escoamento da água que entra em contato com os pneus.

O problema é que, com o tempo, estes sulcos tendem a se desgastar e deixar o pneu com o famoso aspecto de “careca”, o que diminui seriamente a aderência do veículo sobre a pista.

Por isso, é importante revisar os pneus frequentemente e avaliar as suas condições.

O que não pode faltar na sua revisão do veículo?

4 – Na hora de comprar, escolha o pneu certo

Contar com o pneu certo para cada tipo de estrada e para cada tipo de clima é fundamental. Por isso, na hora de investir em um pneu, opte sempre por qualidade.

Existem itens com a banda de rodagem específica para climas chuvosos, e o ideal é sempre pesquisar antes de fazer a sua escolha para avaliar bem as opções de compra.

O que fazer caso ocorra a aquaplanagem?

Por mais atenção e cuidado que você tenha na estrada, o risco de aquaplanagem sempre está presente.

Esperamos que você nunca precise seguir as recomendações abaixo, mas como precaução é importante saber como tirar de letra um caso de aquaplanagem na pista.

carro em aquaplanagem

Momento em que o veículo perde o contato com o solo:

  • Mantenha a calma.
  • Ao sentir que perdeu o controle tire o pé do acelerador e espere a velocidade diminuir sozinha (jamais pise bruscamente no freio!).
  • Mantenha as mãos firmes e gire levemente o volante de um lado para o outro até sentir que o carro voltou ao contato com o asfalto.

Se sentindo mais seguro para encarar uma estrada chuvosa? Aproveite para dar o play no nosso vídeo e revisar tudo o que acabou de descobrir!

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre aquaplanagem, que tal visitar a loja online da PneuBest e programar a sua próxima troca de pneus?

Na Pneubest, você economiza tempo e dinheiro e ainda garante o pneu ideal para o seu veículo.

Compartilhe esse post