Pneu Best

Vai pegar estrada com chuva? Não deixe de ver estas dicas.

Dicas

A menos que você seja um novo Ayrton Senna, dirigir com chuva é uma situação sempre estressante. A redução da visibilidade e a diminuição da aderência na pista são fatores que causam muita ansiedade para a maioria dos motoristas, principalmente pelo aumento dos riscos à segurança.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes aumenta cerca de 30% em dias de chuva.

Porém, tomando alguns cuidados básicos você aumenta consideravelmente a sua segurança e a de seus passageiros, assim como a dos demais veículos na estrada. Confira-os agora!

Planeje-se para ficar mais tempo na estrada

Velocidade e chuva não combinam, portanto, se você tem um horário estipulado para chegar no seu destino, considere sair um pouco mais cedo e dirigir em uma velocidade abaixo do que você está acostumado, preservando a sua segurança.

Além disso, mesmo com chuvas fracas, o tráfego da estrada tende a ficar mais lento e, se não considerarmos esse fator na duração da viagem, podemos acabar nos atrasando para chegar ao nosso destino.

Seja mais cuidadoso com o freio

Mesmo com um excelente sistema de freios, a resposta de frenagem diminui bastante em condições de pista molhada devido à diminuição da aderência dos pneus.

Por isso, é importante que você esteja ciente que o seu carro não apresenta a mesma resposta de frenagem em condições chuvosas.

Para garantir a sua segurança, mantenha-se a uma distância maior dos carros na via, permitindo que você tenha mais tempo de ação em caso de situações de emergência.

Outra dica valiosa: nunca freie em poças de água. Por mais que você sinta que o carro está perdendo o controle, mantenha a calma, a frenagem brusca pode ocasionar o travamento das rodas e fazer com que o carro deslize na pista. Para retomar o controle de condução do veículo, tire o pé do acelerador e, lentamente, comece a virar o volante para a esquerda e direita.

Duas mãos no volante

Independente da situação, todos os motoristas devem permanecer com as duas mão no volante, mas sabemos que isso não é uma realidade. Atualmente, é muito normal nos depararmos com motoristas com uma mão no volante e outra em seu smartphone, que além de ser considerada uma prática ilegal de multa gravíssima, a distração pode ocasionar a perda do controle do veículo na estrada.

Portanto, tanto em estradas chuvosas quanto secas, mantenha-se com as duas mãos firmes no volante, pois com a alta velocidade na pista, nunca sabemos o que pode acontecer à nossa frente e devemos estar sempre preparados.

Revise os itens essenciais para dirigir na chuva

Algumas peças do veículo são imprescindíveis em dias chuvosos, portanto, vale a pena dar uma conferida e evitar surpresas quando necessitar do uso destes itens:

Limpador de para-brisas

Garantir a visibilidade é o fator essencial em dias de chuva, portanto sempre se atente às condições de seu limpador e verifique se estão proporcionando a limpeza adequada do vidro.

Lanternas

Dias de chuva são naturalmente mais escuros, requerendo que os faróis estejam em boas condições para proporcionar o máximo de visibilidade na pista, verifique regularmente suas lanternas e as luzes de sinalização para evitar transtornos.

Pneus

Sem dúvida, um dos itens mais importantes para a segurança na estrada, principalmente em dias de chuva. Antes de suas viagens, confira a profundidade dos sulcos dos pneus para garantir uma boa aderência na pista.

Freios

Assim como os pneus, os freios precisam estar em ótimas condições para se pegar a estrada. Confira periodicamente o fluido de freio e a situação dos componentes do sistema de frenagem (discos, cilindros e outros)

Sistema de circulação de ar

Para impedir que os vidros embacem em pleno dia de chuva, um bom cuidado com o sistema de ventilação do veículo é muito importante. Mesmo que seu carro não possua ar-condicionado, realize a manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação.

Se você curtiu nossas dicas, curta também a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades.