Pneu Best

Freios ABS funcionam com pneus carecas?

Dicas

Os freios ABS se tornaram itens obrigatórios em todos os carros produzidos no Brasil a partir de janeiro de 2014. Essa decisão, que já estava prevista para 2009, só comprova o aumento da segurança que esse sistema de frenagem proporciona para os veículos, assim como a redução de acidentes nas estradas.

Os pneus fazem uma grande contribuição para essa segurança, auxiliando o sistema ABS para proporcionar a melhor frenagem nas situações mais adversas.

Mas e quando os pneus já estão desgastados, como funcionam os freios? Confira agora!

Freios ABS

O sistema ABS, do inglês Anti-lock Braking System (Sistema de freio antitravamento), é um sistema que impede o travamento das rodas do veículo em situações de frenagem de emergência, evitando que o carro derrape na pista.

Outro benefício importante do ABS é permitir que o usuário se desvie de obstáculos no momento da frenagem, pois a distância de parada do veículo é reduzida em até 30%.

Eficiência do sistema ABS com pneus carecas

Independente de pneus carecas ou não, o sistema de freios ABS funciona perfeitamente; mas, é importante tomar alguns cuidados, principalmente quando dirigir em pista molhada. Em um piso seco, a força de atrito necessária para parar um carro funciona muito bem com pneus carecas; porém, em pistas molhadas os pneus desgastados perdem muito de sua força de desaceleração, aumentando consideravelmente a distância para o veículo parar completamente.

Tome as devidas precauções

Verifique regularmente os sulcos dos pneus e, se estiverem no mesmo nível do restante do pneu, é um indicativo de que os pneus já estão carecas e devem ser trocados. Na hora de trocar seus pneus, busque sempre por modelos com alto índice de aderência. Confira o índice de tração, indicado através das letras: AA, A, B e C, sendo o AA o mais elevado índice de tração e o C o nível mais baixo.

Os pneus são grandes aliados do sistema ABS, e para garantir o máximo de seus freios e maximizar a sua segurança, é muito importante que estejam em boas condições para que proporcionem a melhor resposta na estrada.

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook para ver mais dicas e novidades para seu carro.