Pneu Best

Limpador de para-brisa: descubra como aumentar a vida útil do item

Dicas Limpador de parabrisa

As palhetas do limpador de para-brisa não estão entre os itens mais caros da manutenção do veículo.

Mas, dependendo do modelo do veículo e das funcionalidades da peça, os valores podem variar bastante e pesar no bolso.

Como economizar é sempre uma boa ideia, selecionamos 5 dicas que vão ajudar você a aumentar a vida útil do item, sem comprometer a segurança ao trafegar em dias chuvosos. 

Comece testando o limpador de para-brisa 

Uma das principais características do outono é o aumento das chuvas. Consequentemente, o limpador de para-brisa também passa a ser mais requisitado a partir de agora.

Se você nem lembra da última vez que precisou acioná-lo, verificar se o item está funcionando corretamente é a primeira ação que deve tomar agora.

Aliás, você sabia que o limpador de para-brisa está entre os 10 itens de segurança obrigatórios por lei no Brasil?

É que boa parte da nitidez ao volante se deve a eles, por isso contribuem tanto para uma direção segura

Se o funcionamento estiver em dia, já dá para conhecer alguns truques para aumentar a vida útil do item.

1 Água limpa e sabão comum

Opções de produtos químicos para serem adicionados no reservatório do limpador não faltam.

Eles podem até ser eficientes na hora de deixar o para-brisa mais cristalino, mas a questão é que deterioram a borracha fazendo com que a vida útil dos limpadores diminua.

Além do aspecto seco, borrachas danificadas também emitem um ruído incômodo toda vez que tocam o para-brisa.

Só que além da estética e do incômodo, limpadores que chegam a essas características também se tornam muito menos eficientes e tem grande potencial para provocar arranhões.

É por essas e outras razões que uma das melhores duplas para adicionar ao reservatório é a água limpa e o sabão comum.

2 Aditivos específicos para limpador de para-brisa

Trafegar por longos trechos em um dia chuvoso, na estrada de chão ou deixar o carro estacionado por longos períodos sem a proteção de uma garagem.

Esses são apenas alguns exemplos de situações para as quais apenas a combinação de água e sabão pode não bastar para que os limpadores cumpram bem o seu papel.

É por isso que, na hora de remover sujeiras mais pesadas, contar com um aditivo específico é sempre uma boa ideia.

Por serem à base de álcool, os aditivos eliminam a gordura presente no para-brisa, facilitam a limpeza e não embaçam o vidro.

3 Palhetas sempre limpas

Não basta se preocupar apenas com o que adicionar ao reservatório. Para que os limpadores cumpram bem o seu papel e durem mais, um olhar para o conjunto é importante.

É por isso que manter as palhetas sempre limpas é essencial. Para isso, basta afastá-las do para-brisa e, na posição vertical, fazer a higienização com um pano bem limpo, umedecido com água e sabão neutro.

4 Velocidade correta

Como motorista, não é só a velocidade da via que você deve respeitar. Para evitar quebras e deformações dos braços, a velocidade do limpador de para-brisa também merece a sua atenção.

Quem determina a velocidade é o ritmo da chuva. Com pouca chuva, a velocidade é menor, e com chuva mais intensa, a velocidade do sistema precisa ser maior para uma limpeza mais eficaz. 

5 A hora certa da troca

Os principais fabricantes de palhetas recomendam que a troca deve ocorrer pelo menos uma vez por ano

Porém, se o carro passa longos períodos exposto às intempéries ou se os limpadores são utilizados com muita frequência, esse tempo pode cair pela metade. 

As condições climáticas da região também influenciam na durabilidade. Isso porque, tanto o sol quanto a chuva em excesso, podem levar a um grande desgaste, e acelerar o processo de deterioração.

Na hora da troca, lembre-se de escolher sempre o modelo adequado para o seu veículo. Peças automotivas possuem diferentes especificações e, no caso do limpador de para-brisa, respeitá-las vai ajudar tanto no bom funcionamento, na eficiência da limpeza e  no aumento da durabilidade.

Gostou das nossas dicas para aumentar a vida útil do item? Conte para a gente, nos comentários quais delas você já aplica.