Pneu Best

Manutenção de ar-condicionado automotivo: Seu veículo está precisando?

Dicas ar-condicionado-automotivo

Sentindo que o ar-condicionado do veículo não está gelando o suficiente? Saiba qual pode ser o problema!

No meio dessa onda de calor, ficar com as janelas abertas no carro não dá, não é verdade?

Por isso é importante saber identificar quando o seu sistema de ar-condicionado automotivo estiver precisando de uma revisão. Confira nossas dicas!

Redução do ar e demora para gelar

O primeiro passo para identificar os problemas no seu ar-condicionado é usando o bom senso. Portanto, ligue o ar condicionado e coloque a mão próxima das saídas de ar: se você não sentir um vento gelado –– como o de um copo de água gelada, por exemplo ––, o problema pode estar no vazamento das mangueiras de borracha ou em algum rompimento das tubulações metálicas do seu sistema de ar-condicionado.

Além disso, se o ar anda demorando cerca de 5 a 10 minutos para começar a fazer efeito, a causa pode estar no vazamento do gás refrigerante, o qual é responsável pelo resfriamento dos ductos por onde passa o ar.

Cheiro Ruim

Se você anda sentindo odores ruins no veículo que nem uma limpeza consegue resolver, é bem provável que o problema esteja no seu sistema de ar-condicionado.

Devido ao acúmulo de poluições que o carro enfrenta no trânsito, quem acaba pagando mais por isso é você, pois o seu ar-condicionado acaba acumulando todos esses microorganismos que acabam trazendo um cheiro desagradável para o interior do veículo e ainda podem ocasionar problemas respiratórios.

Para resolver o problema, normalmente fazer uma limpeza do filtro de ar resolve, porém, caso ao realizar a limpeza o filtro não volte a sua cor normal (branca), é preciso realizar a troca do mesmo para garantir o melhor desempenho do ar condicionado do carro.

 

Falta de Revisão

Por se tratar de um sistema bastante complexo, muitos dos problemas do ar condicionado não são tão facilmente identificados como falamos acima.

Por isso, negligenciar a revisão do seu ar condicionado nunca é uma boa ideia, pois pode agravar problemas que poderiam ser facilmente resolvidos.

O ideal é que a manutenção de ar condicionado automotivo seja realizada a cada 6 meses, quando é o mais indicado para fazer a troca do filtro e uma revisão de todo o sistema é bem vinda.

 

Itens essenciais da manutenção de ar-condicionado automotivo

A revisão do ar-condicionado vai muito além da troca do filtro. Portanto, para que você não deixe passar nada na hora da manutenção, separamos uma lista com todos os itens mais importantes do sistema de ar condicionado que precisam ser revisados.

Gás Refrigerante

Verificar os possíveis vazamentos do sistema de gás que podem impedir o funcionamento correto da saída de ar.

Sistema elétrico

Revisar todos os interruptores e fusíveis do sistema elétrico que podem estar impedindo a comunicação entre o sistema e o controle do motorista.

Mangueiras

Como grande responsável na passagem de refrigeração do sistema, é imprescindível checar os vazamentos em qualquer revisão do ar condicionado.

Válvula de Expansão

Principal responsável no resfriamento do ambiente, a válvula de expansão precisa estar em ordem para que o motorista possa realizar o controle do sistema através do botão do painel do veículo.

Compressor

Esse componente do sistema tem a função de manter o processo de refrigeração funcionando. Por isso, é preciso sempre mantê-lo em ordem e garantir que não haja nenhum vazamento, ruído ou emperramentos.

Condensador e Eletroventilador

Esse conjunto tem a função de ajustar a climatização do veículo, possibilitando uma temperatura mais adequada para todos passageiros.

Evaporador

Responsável por absorver o calor do interior do carro e transformá-lo em ar frio, o evaporador é peça fundamental do sistema, por isso é preciso sempre verificar se a peça não possui vazamentos de gás.

Se você notou algum dos problemas acima, não deixe de procurar o seu mecânico de confiança e garantir o melhor conforto para o seu veículo.

Lembre-se de nos acompanhar no Facebook e no Instagram para receber sempre as melhores dicas para cuidar do seu carro.