5 mitos sobre pneus importados que você não deve considerar
5 mitos sobre pneus importados que você não deve considerar

Assim como existem pessoas que acreditam que ao quebrar um espelho terão 7 anos de azar, tem muita gente que confia em inúmeros mitos difundidos no Brasil sobre a qualidade dos pneus importados.

Não podemos afirmar 100% que você ficará com a “sorte intacta” se quebrar um espelho (por isso, não arrisque), mas, com certeza, podemos derrubar os mitos espalhados sobre os pneus importados.

E é exatamente isso que a Pneubest irá fazer no conteúdo de hoje. Bora acabar com algumas “fake news” sobre os importados?

Então prossiga com a leitura do texto!

Os principais mitos sobre pneus importados

1 – “Os pneus importados não possuem qualidade”

Você já deve ter ouvido alguém falar algo como: “Pneus importados são todos iguais.” “Não tem qualidade nenhuma.” “Não possuem aderência na chuva.” E por aí vai.

Porém, tudo isso são apenas falácias. As marcas de pneus importados investem pesadamente em tecnologias de fabricação, a fim de garantir maior qualidade em seus itens.

Tanto é que a maioria das marcas de pneus que vemos em corridas de alto nível, por exemplo, são de fabricantes estrangeiras, o que acaba por derrubar tal argumento.

A verdade é que o mercado está cheio de pneus importados de alta qualidade. Marcas como Xbri, Sailun e Kumho são apenas alguns exemplos.

2 – “Eles não servem para as estradas brasileiras”

Este mito sobre os pneus importados talvez seja o mais sem sentido. Afinal, pneus são fabricados para rodar nas mais variadas condições de clima e estradas, independentemente de onde sejam confeccionados.

Existem pneus especiais para pilotar na neve ou areia, por exemplo, mas como essa não é uma preocupação do usuário comum (principalmente no Brasil), isso não será um critério de escolha.

A única coisa com a qual você deve se preocupar ao escolher um pneu importado ou não, é se ele é feito para vias pavimentadas ou todos os terrenos (AT).

Enquanto a primeira alternativa é recomendada para automóveis com uma rotina puramente urbana, a segunda é indicada para veículos que também circulam em trechos off-road.

3 – “Pneus importados não duram nada e são mais suscetíveis a danos”

Este é outro mito bastante difundido quando se trata de pneus importados. Muitas pessoas acreditam erroneamente que esses pneus têm uma vida útil mais curta e são mais propensos a sofrer danos em comparação com os pneus nacionais. 

No entanto, é importante separar a realidade da ficção quando se trata da durabilidade e resistência desses itens.

Fato é que esses atributos não estão necessariamente ligados à característica dos pneus serem importados ou não. 

Vários fatores influenciam na vida útil e na capacidade de resistência dos pneus, independentemente de sua origem, como a calibragem correta, tipo de condução, condições da estrada, alinhamento, balanceamento e outros.

Mesmo assim, há informações que ajudam você a escolher um pneu com maior durabilidade, como o índice Treadwear, por exemplo (informação comumente encontrada em pneus importados).

Quanto maior for este índice, maior será a durabilidade do pneu.

4 – “Não são compatíveis com todos os veículos do Brasil”

Algumas pessoas acreditam que os pneus importados não são compatíveis com todos os tipos de veículos encontrados no Brasil, mas este é apenas outro mito. 

É importante entender que a compatibilidade dos pneus não está relacionada à sua origem, mas sim às especificações técnicas de cada automóvel.

Os pneus importados são fabricados em diferentes tamanhos e especificações para atender a uma ampla variedade de veículos. 

As marcas seguem todas as diretrizes dos fabricantes de automóveis, assim como as regulamentações de segurança estabelecidas por autoridades competentes. 

Sendo assim, pode ficar tranquilo. Pois os pneus importados são perfeitamente compatíveis com todos os veículos brasileiros.

5 – “Pneus importados não passam por testes de qualidade”

Este mito sugere que os pneus importados não são submetidos a testes rigorosos de qualidade, o que pode levar à crença de que eles são inferiores em termos de desempenho e segurança. 

No entanto, essa afirmação é imprecisa e não reflete a realidade dos procedimentos de teste aplicados aos pneus importados.

Na verdade, esses itens passam por avaliações ainda mais criteriosas e por diversos órgãos reguladores independentes, como o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), DOT (Departamento de Transportes dos Estados Unidos) e ECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa).

Afinal, essa é uma condição necessária para que os pneus importados sejam encaminhados e comercializados nos mais diversos países do mundo. Sabia dessa?

Pois é! Viu como não dá para acreditar em qualquer coisa que a gente escuta por aí?

Pneubest: lar dos pneus importados de maior qualidade e com os melhores preços

Agora que você tem conhecimento de que as afirmações anteriores são apenas mitos sobre os pneus importados, é útil saber onde encontrá-los em variedade e com ótimos preços, não é mesmo?

Nesse caso, saiba que a Pneubest é lar dos pneus importados de maior qualidade e com os melhores preços da internet!

Aqui, você encontra ampla disponibilidade de marcas e modelos para os mais diversos tipos de veículos e ainda usufrui de benefícios exclusivos, como:

  • Diversas condições de pagamento;
  • Entrega rápida; 
  • Atendimento humanizado;
  • Desconto extra de 6% em compras feitas pelo pix;
  • E muito mais!

Visite o site da Pneubest e adquira o seu pneu importado aproveitando esse universo único de vantagens!

Leia ainda: A pneubest é confiável? Veja o que dizem sobre a gente!

Top 8 das melhores marcas de pneus importados.

Compartilhe esse post