Você sabe o que é motor aspirado?
Você sabe o que é motor aspirado?

Responda rápido: o motor do seu carro é turbo ou aspirado? Mesmo que não tenha dúvidas quanto à resposta que acabou de dar, siga com a leitura para descobrir as particularidades de cada um desses modelos.

Neste artigo você encontrará as respostas para dúvidas como:

  • Quais são as diferenças entre o motor aspirado e o turbo?
  • Qual tipo de motor é mais econômico?
  • Qual das duas opções é mais vantajosa?

Como os motores aspirados e turbos funcionam?

Não restam dúvidas, o motor é o principal componente dos veículos já que, ao transformar energia térmica em mecânica, coloca o carro em movimento.

Embora existam diferenças de formato, tamanho e potência, uma escolha que você pode fazer ao comprar um carro é se deseja que ele tenha um motor aspirado ou turbo. A boa tomada de decisão partirá do entendimento das diferenças que existem entre eles. 

O próprio nome já deixa uma pista importante: o motor turbo é o mais potente dos dois. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este modelo é  antigo, embora por muito tempo era utilizado apenas em modelos esportivos.

Vantagens como a potência e a menor poluição que geram durante o processo de combustão, estão dando cada vez mais espaço aos motores turbo na engenharia dos veículos novos.

O motor aspirado, por outro lado, ainda é o mais utilizado nos veículos convencionais. Sua força motriz é proporcionada pela queima de ar e combustível em um sistema de admissão menos complexo do que o motor turbo.

Diferenças

Sem dúvida a ida à oficina mecânica renderá uma conta mais alta para os proprietários de veículos equipados com motores turbo (muito menos se o veículo já veio de fábrica com o motor turbo instalado do que em casos em que tenha sido adaptado).

Por trabalharem a temperaturas mais altas, os modelos acabam exigindo uma manutenção muito completa.

Se uma conta aumenta, outra tende a diminuir. Aqui estamos falando do combustível, já que, ao contrário do que se possa pensar, a potência maior que esse tipo de motor entrega não significa aumento no consumo de combustível. 

A tecnologia atual de turbocompressores permite a produção de motores de baixa cilindrada e bom desempenho, ao mesmo tempo com um consumo de combustível bem menor quando comparados aos propulsores aspirados com o mesmo nível de potência.

Porém, quando o motor turbo é submetido a uma velocidade máxima, o consumo de combustível é aumentado. 

Para quem busca uma sensação de progressão contínua durante a direção, no entanto, o modelo de motor que melhor cumpre com esse propósito é o aspirado.

À frente do volante de um veículo de motor aspirado o motorista tem mais tranquilidade para dirigir com folga suficiente em marchas longas.

Rendimento uniforme do veículo, som de acionamento suave, menor risco de quebras e custos menores de manutenção são algumas das principais vantagens dos motores aspirados.

Motor aspirado ou turbo: qual é mais vantajoso?

Vantagens e desvantagens em optar por um tipo de motor ou outro não faltam justamente porque tanto o motor aspirado quanto o turbo são opções igualmente viáveis. 

Para tomar a melhor decisão, tenha como base os atributos que melhor se enquadram no seu dia a dia, levando em consideração o desempenho desejado e o custo-benefício.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as atualizações sobre o universo automobilístico! 

Compartilhe esse post